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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os memes da internet como ferramenta didática para o ensino de ciências: uma análise na perspectiva vygotskyana
Other Titles: Internet memes as a didactic tool for teaching science: an analysis from a Vygotskyan perspective
???metadata.dc.creator???: Almeida, Luany Oliveira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Ercila Pinto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.description.resumo???: O meme é um novo gênero da comunicação que se popularizou nas mídias digitais nos últimos anos devido ao desenvolvimento tecnológico e ao advento da internet e das redes sociais. São muito populares e constantemente relacionados a situações humorísticas, entretanto, o meme não é somente um instrumento para diversão na internet como a maioria das pessoas pensa. Estudos recentes têm avaliado o potencial de sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem formal, todavia, esses estudos ainda são escassos e recentes, principalmente no que se refere aos centros de educação localizados na Região Norte. Mapear e estudar o uso dos memes no processo de ensino pode proporcionar o entendimento das aplicações possíveis deste novo gênero na área da educação, além de difundir o seu potencial educativo entre professores e estudantes. O objetivo geral deste estudo foi analisar a potencialidade dos memes da internet como ferramenta para o ensino, a partir dos relatos de experiência dos professores de Ciências. Os específicos, em suma, foram identificar as formas de uso dos memes nas aulas de Ciências; pesquisar se os memes estão presentes nos livros didáticos adotados pela rede pública de Manaus; coletar os relatos de experiência dos professores de Ciências quanto ao uso dos memes nas suas aulas e relacionar as habilidades e competências que podem ser exploradas nos exemplares de memes coletados, com base nas competências específicas e habilidades específicas para Ciências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, fundamentada nas concepções da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky. Os participantes foram professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas localizadas na região de Manaus (AM). O estudo foi dividido em três fases: (1) Levantamento de campo descritivo que visou mapear a ocorrência do uso de memes nas aulas e nos livros didáticos; (2) Fase Descritiva na qual foram coletados os relatos de experiência dos professores sobre o uso de memes nas suas aulas e alguns exemplares utilizados; (3) Estudo da relação entre os memes coletados e as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com análise pela metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A coleta dos dados foi feita por meio de dois questionários online do Google Forms que puderam ser acessados pelos participantes pelo compartilhamento do link via mídias sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mail. Os dados coletados foram analisados pela interpretação direta dos resultados do levantamento de campo e de modo comparativo para os relatos de experiência dos professores. Foi possível perceber que os memes já estão sendo utilizados como uma ferramenta didática no ensino de ciências em algumas escolas públicas manauaras, mesmo que ainda com pouca frequência e em diferentes formas de aplicação. Por fim, os professores de Ciências, em sua maioria, reconheceram que o meme tem potencial educativo para o ensino, se aplicado nas aulas de modo contextualizado e planejado, caso contrário pode representar uma desvantagem para o desenvolvimento da aula.
Abstract: The meme is a new genre of communication that has become popular in digital media in recent years due to technological development and the advent of the internet and social networks. They are very popular and constantly related to humorous situations, however, the meme is not just an instrument for fun on the internet as most people think. Recent studies have evaluated the potential of its application in the formal teaching and learning process, however, these studies are still scarce and recent, especially with regard to education centers located in the North Region. Mapping and studying the use of memes in the teaching process can provide an understanding of the possible applications of this new genre in the area of education, in addition to spreading its educational potential among teachers and students. The general objective of this study was to analyze the potential of internet memes as a teaching tool, based on the experience reports of Science teachers. The specific ones, in short, were identifying the ways in which memes are used in Science classes; research whether memes are present in textbooks adopted by the public school system in Manaus; collect experience reports from Science teachers regarding the use of memes in their classes and list the skills and competencies that can be explored in the examples of memes collected, based on the specific competencies and skills specific to Science provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). This was a qualitative, descriptive and exploratory research, based on the concepts of Lev Vygotsky's Historical-Cultural Theory. The participants were Science teachers in the final years of elementary school at public schools located in the Manaus (AM) region. The study was divided into three phases: (1) Descriptive field survey that aimed to map the occurrence of the use of memes in classes and textbooks; (2) Descriptive Phase in which teachers' experience reports on the use of memes in their classes were collected and some examples were used; (3) Study of the relationship between the collected memes and the skills and competencies of the National Common Curricular Base (BNCC), with analysis using Bardin's Content Analysis methodology (1977). Data collection was done through two online Google Forms questionnaires that could be accessed by participants by sharing the link via social media, instant messaging applications and email. The data collected was analyzed by direct interpretation of the results of the field survey and in a comparative way to the teachers' experience reports. It was possible to notice that memes are already being used as a teaching tool in teaching science in some public schools in Manaus, even if still infrequently and in different forms of application. Finally, the majority of Science teachers recognized that the meme has educational potential for teaching, if applied in classes in a contextualized and planned way, otherwise it could represent a disadvantage for the development of the class.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Memes
Ensino de ciências
Habilidades e competências
Vygotsky
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: ALMEIDA, Luany Oliveira de. Os memes da internet como ferramenta didática para o ensino de ciências: uma análise na perspectiva vygotskyana. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10394
Issue Date: 31-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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