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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Uma abordagem inclusiva para design com crianças com autismo
Other Titles: An inclusive approach to design with children with autism
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Rallyson dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Thaís Helena Chaves de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barreto, Raimundo da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Marques, Anna Beatriz dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Neris, Vânia Paula de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar da quantidade de pesquisas desenvolvidas atualmente para disponibilizar tecnologias voltadas para pessoas com deficiência, muitos artefatos computacionais não seguem um processo de design que inclua crianças com diversidade neurológica, o que é ainda mais notório incluindo crianças com autismo. Dessa forma, a maioria dos artefatos tecnológicos disponíveis não apresentam possibilidades de interação apropriadas para apoiar e melhorar atividades terapêuticas e educacionais dessas crianças. As dificuldades em envolver as crianças com autismo no processo de design são muitas e se tornam ampliadas quanto mais novas são as crianças. Neste caso, há duas dificuldades principais: a primeira é que se tratando de crianças, em fase escolar inicial, tem-se que trabalhar com atividades de feedback imediato e a outra é que sendo crianças com distúrbios neurológicos, como o autismo, elas ainda possuem dificuldades de expressão. Isso acontece, principalmente, pelo fato dessas crianças, devido as suas condições neurológicas típicas do autismo, nos níveis de suporte mais grave, não conseguirem expressar suas ideias e opiniões no design de novas tecnologias. A fim de compreender como se poderia aplicar alguma técnica envolvendo a participação de crianças com autismo, foram realizados estudos de caso, utilizando as perspectivas do design inclusivo (DI) e design participativo (DP), todos contando com a presença de pais e mediadores das crianças com autismo. Nos estudos iniciais foi utilizado um aplicativo mobile com o objetivo de maximizar as possibilidades de reconhecer as ideias de design, das crianças com autismo, por meio de atividades lúdicas, representando algumas atividades do cotidiano. Já no último estudo, o mais longo, foi desenvolvido e utilizado outro artefato, voltado à aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em parceria com entidades educacionais que trabalham com crianças e jovens com autismo e outras condições neurológicas como síndrome de Down, Asperger e outros. Nesse contexto, a metodologia adotada nesta tese se baseia em um estudo de caso por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa seguindo os preceitos do DI e DP apoiada nas bases conceituais da pedagogia científica educacional de Montessori e nas estratégias da Semiótica Organizacional. Os resultados obtidos da pesquisa demonstram êxito no emprego da abordagem inclusiva proposta alcançando uma participação conjunta entre os diferentes atores envolvidos no projeto, principalmente das crianças com autismo, conseguindo incluí-las e envolvê-las em todas as fases do projeto e, dessa forma, reconhecendo suas prioridades de design.
Abstract: Despite the amount of research currently developed to provide technologies aimed at people with disabilities, many computational artifacts do not follow a design process that includes children with neurological diversity, which is even more notable including children with autism. Therefore, most available technological artifacts do not present appropriate interaction possibilities to support and improve therapeutic and educational activities for these children. The difficulties in involving children with autism in the design process are many and become greater the younger the children are. In this case, there are two main difficulties: the first is that in the case of children, in the initial school phase, they have to work with immediate feedback activities and the other is that as children with neurological disorders, such as autism, they still have difficulties of expression. This happens mainly because these children, due to their neurological conditions typical of autism, at the most severe levels of support, are unable to express their ideas and opinions in the design of new technologies. In order to understand how some technique involving the participation of children with autism could be applied, case studies were carried out, using the perspectives of inclusive design (ID) and participatory design (PD), all with the presence of parents and mediators of the children with autism. In the initial studies, a mobile application was used with the aim of maximizing the possibilities of recognizing the design ideas of children with autism, through playful activities, representing some everyday activities. In the last study, the longest, another artifact was developed and used, aimed at learning. The research was developed in partnership with educational entities that work with children and young people with autism and other neurological conditions such as Down syndrome, Asperger's and others. In this context, the methodology of this research project adopted in this thesis is based on a case study through a quantitative and qualitative approach following the precepts of ID and PD supported by the conceptual bases of Montessori educational scientific pedagogy and the strategies of Organizational Semiotics. The results obtained from the research demonstrate success in employing the proposed inclusive approach, achieving joint participation among the different actors involved in the project, especially children with autism, managing to include and involve them in all phases of the project and, in this way, recognizing their design priorities.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Crianças com Autismo
Design Participativo
Design Inclusivo
Semiótica Organizacional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: FERREIRA, Rallyson dos Santos. Uma abordagem inclusiva para design com crianças com autismo. 2024. 198 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10419
Issue Date: 28-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Informática

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