???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10446
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A pandemia de covid-19 e a constituição docente em uma escola ribeirinha de Manaus: algo mudou nas concepções e práticas dos professores? |
Other Titles: | The covid-19 pandemic and the teacher constitution in a riverside school in Manaus: something has changed in the conceptions and practices of the teachers? |
???metadata.dc.creator???: | Ferreira, Jaqueline Soares da Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oda, Welton Yudi |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Castro Junior, Alberto Nogueira de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Lemos, Radamés Gonçalves de |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira |
???metadata.dc.description.resumo???: | No início de 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Esta situação trouxe à tona grandes dificuldades no campo educacional no Brasil. A desigualdade social na sociedade brasileira ficou mais evidente durante a pandemia, especialmente no contexto escolar, destacando as particularidades da Educação do Campo. A maioria dos estudantes pobres no país, incluindo os ribeirinhos, não possui acesso às ferramentas tecnológicas necessárias durante a pandemia. Diante dessas dificuldades de acesso enfrentadas por educandos e professores, o objetivo deste trabalho foi analisar a experiência dos docentes em uma escola de uma comunidade ribeirinha do Amazonas durante a pandemia, investigando suas possíveis adaptações na rotina escolar. Este estudo fundamentou-se na abordagem freiriana, com base na proposta de Delizoicov (1991) para a Investigação Temática na educação formal: a Abordagem Temática Freiriana. Os dados coletados foram analisados utilizando a proposta de Torres et al. (2011), que articula as etapas de Investigação Temática com a Análise Textual Discursiva. Os resultados destacaram as grandes dificuldades enfrentadas por professores e educandos, bem como as estratégias utilizadas para superar esses desafios. Foi desenvolvida uma proposta pedagógica que, vinculada a um dos principais pontos evidenciados pela pandemia - a desigualdade nas escolas ribeirinhas - trouxe possibilidades de atividades para o ensino ribeirinho da zona rural, mostrando que as oportunidades precisam ser acessíveis a todos. Apesar do êxito da proposta, os resultados da investigação levantam uma reflexão sobre a falta de políticas públicas e sua implementação na Zona Rural Ribeirinha do Amazonas. |
Abstract: | The pandemic caused by the new coronavirus (COVID-19) has brought to light great difficulties in the educational field in Brazil. Social inequality in Brazilian society became more evident during the pandemic, especially in the school context, highlighting the particularities of Countryside education. Most riverside students do not have access to the technological tools needed during the pandemic. Faced with these difficulties of access faced by students and teachers, the objective of this study was to analyze the experience of teachers in a school in a riverside community in Amazonas during the pandemic, investigating their adaptations in the school routine. This study was based on the Freirean approach, based on Delizoicov's (1991) proposal for thematic research in formal education: the Freirean Thematic Approach. The collected data were analyzed using the proposal of Torres et al. (2011), which articulates the stages of Thematic Research with the Discursive Textual Analysis. The results highlighted the great difficulties faced by teachers and students, as well as the strategies used to overcome these challenges. A pedagogical proposal was developed that, linked to one of the main points highlighted by the pandemic - inequality in riverside schools - brought hope to students and teachers in rural areas, showing that opportunities need to be accessible to all. This raises a reflection on the lack of public policies and their implementation in the Riverside Rural Zone of Amazonas. |
Keywords: | Vida ribeirinha - Amazonas Educação rural Professores de educação rural COVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos sociais |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
???metadata.dc.subject.user???: | Constituição docente Investigação temática Pandemia Escola ribeirinha |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | FERREIRA, Jaqueline Soares da Silva. A pandemia de covid-19 e a constituição docente em uma escola ribeirinha de Manaus: algo mudou nas concepções e práticas dos professores?. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10446 |
Issue Date: | 31-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_JaquelineFerreira_PPGECIM.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.