???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10459
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora tukano
Other Titles: Modes of Being Ye’pa Mahsã: An Autoethnographic Narrative of Life and Knowledge Construction of a Tukano Teacher
???metadata.dc.creator???: Alencar, Aldenice Fonseca 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
First advisor-co: Alves, Rozane Alonso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Jonatha Daniel dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Vieira, Carlos Magno Naglis
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação buscou narrar minha autoetnografia como professora indígena daetnia Tukano Ye’pá Mahsõ da comunidade indígena de Taracuá, no município de São Gabriel da Cachoeira- AM, desde a minha experiência pessoal, cultural e escolar na comunidade de Taracuá, contexto ao qual fui e venho constituindo minhas identidades. Além de narrar estas experiências como pesquisadora busqueidescrever as suturas, rasuras, negociações e traduções como professora pesquisadora intelectual indígena Tukano. Nessas travessias fui ressignificando minhas práticas docentes frente à Ciência Tukano. Fui suturando e contextualizando conhecimentos que consideram os saberes do meu povo e seus modos de ser. Quanto à metodologia, o trabalho é de cunho autoetnográfico em comunhão com a abordagem qualitativa que orientou todo o percurso da pesquisae ajudou a entender o processo histórico pelo qual o povo Tukano vivenciou e vivência a colonialidade. Os discursos e reflexões que constituíram o modo como vamos traduzindo e negociando cosmologias, culturas, identidades pode contribuir para um ensino de ciências que reconhece do modo de ser do nosso povo.
Abstract: This research aimed to narrate my autoethnography as an indigenous teacher of the Tukano Ye'pá Mahsõ ethnicity from the indigenous community of Taracuá, in the municipality of São Gabriel da Cachoeira-AM, based on my personal, cultural, and educational experience in the Taracuá community, a context in which I have been shaping my identities. In addition to narrating these experiences as a researcher, I sought to describe the sutures, erasures, negotiations, and translations as an indigenous Tukano teacher-researcher intellectual. Throughout these journeys, I have been redefining my teaching practices in the face of Tukano Science. I have been suturing and contextualizing knowledge that considers the wisdom of my people and their ways of being. Regarding methodology, the work is of an autoethnographic nature in communion with the qualitative approach that guided the entire research process and helped understand the historical process through which the Tukano people have experienced and continue to experience coloniality. The discourses and reflections that have shaped the way we translate and negotiate cosmologies, cultures, identities can contribute to a science education that recognizes the way of being of our people.
Keywords: Etnologia
Professores indígenas
Índios Tukano - Usos e costumes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Auto-Etnografia
Pesquisadora Tukano
Ye’pá Mahsõ
Ye´pá kihti
Percepção docente
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: ALENCAR, Aldenice Fonseca. Modos de ser ye´pa mahsã: uma narrativa autoetnográfica de vida e de construção de saberes de uma professora Tukano. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10459
Issue Date: 22-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AldeniceAlencar_PPGECH6.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.