???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10496
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Irasshaimase - pós-modernidade, individualidade e identidade na obra Querida Konbini, de Sayaka Murata
???metadata.dc.creator???: Figueira, Sarah Micaia Benevides 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Cacio José
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Elis Regina Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Afonso, Joy Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: A pós-modernidade é caracterizada como a época do imediatismo e consumismo, em que o indivíduo é fragmentado e deslocado. O trabalho, os espaços públicos e a vida passam ao setor privado; bem como, questões identitárias como sexualidade, gênero e nacionalidade tornam-se fatores de inclusão e exclusão. O indivíduo pós-moderno é forçado a estabelecer sua identidade em fragmentos, recortes baseados em padrões de existência. Nesse contexto, Sayaka Murata retrata em sua obra Querida Konbini (2018) o fenômeno de desaparecimento do indivíduo na sociedade japonesa pós-moderna. O objetivo principal da presente investigação é analisar os aspectos de identidade e individualidade na sociedade pós-moderna japonesa representadas na obra Querida Konbini, de Sayaka Murata. De natureza bibliográfica, foram utilizados como aporte teórico Stuart Hall (2020), Zygmunt Bauman (2021;2022), Richard Sennett (2015), David Le Breton (2018;2022;2023), Yuko Iida (2019), Noriko Mizuta (1987), Virginia Woolf (2014) e Teresa de Lauretis (2019). Há um crescimento contínuo de obras japonesa de autoria feminina traduzidas para o Brasil. Dessa forma, a pesquisa atende a necessidade de compreender tal fenômeno na ótica de estudos literários contemporâneos. A pesquisa foi realizada em três momentos: primeiro, análise da personagem Keiko Furukura a partir da contextualização do indivíduo pós-moderno, forçado a manter um estilo de vida incessante; segundo, a construção identitária de Keiko com base nas marcas sociais como gênero, sexualidade e corpo; terceiro, a investigação da construção do corpo de Keiko por meio dos sons da loja de conveniência e da relação entre indivíduo e espaço. Conclui-se que Keiko é um indivíduo que não se encaixa nos padrões sociais japoneses, tanto na questão profissional quanto pessoal e, como solução às constantes imposições da sociedade, recorre à loja de conveniência como refúgio, tornando-se um instrumento do lugar, uma “Funcionária”. A completa indiferença em relação ao mundo externo, atitude tomada como resistência no desfecho da obra, permite que Keiko continue movimentando a grande máquina, a sociedade japonesa pós-moderna, não como indivíduo, mas como instrumento, metamorfoseando-se em um corpo-máquina e optando por permanecer em um tempo estático e espaço limitado, a loja de conveniência.
Abstract: Postmodernity is described as the era of immediacy and consumerism, in which the individual is fragmented and displaced. Work, public spaces, and life itself are transferred to the private section, and identity issues such as sexuality, gender, and nationality become factors of inclusion and exclusion. The postmodern individual is forced to establish their identity in fragments, cuttings based on patterns of existence. In this sense, Sayaka Murata portrays in her novel Convenience Store Woman (2018) the phenomenon of the individual’s disappearance in postmodern Japanese society. The main objective of the present investigation is to analyze the aspects of identity and individuality in postmodern Japanese society represented in Sayaka Murata's novel, Convenience Store Woman. Bibliographic research, the theoretical contributions were Stuart Hall (2020), Zygmunt Bauman (2021; 2022), Richard Sennett (2015), David Le Breton (2018;2022; 2023), Yuko Iida (2019), Noriko Mizuta (1987), Virginia Woolf (2014) and Teresa de Lauretis (2019). There is a continuous growth in translations of Japanese novels written by female authors into Brazil. Thus, this research meets the necessity to understand this phenomenon from the perspective of contemporary literary studies. The research was performed in three main moments: first, the analysis of Keiko Furukura’s character, contextualized in the postmodern individual, forced to maintain an incessant lifestyle; second, Keiko's identity construction based on social marks such as gender, sexuality and body; third, an investigation of the construction of Keiko's body through the through the sounds that compose the convenience store and the relationship between individual and space. It is concluded that Keiko is an individual who does not fit into social standards, both professionally and personally, and, as a solution to the constant impositions of society, resorts to the convenience store as a refuge, becoming an instrument of the store, an “Employee”. The complete indifference to the world outside the store, an attitude taken as resistance at the denouement of the novel, allows Keiko to continue moving the great machine that is postmodern Japanese society, not as an individual, but as an instrument, metamorphosing herself into a body-machine and choosing to remain in a static time and limited space, the convenience store.
Keywords: Literatura - Escritoras
Estilo literário
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Querida Konbini
Sayaka Murata
Escrita de autoria feminina
Identidade
Pós-modernidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: FIGUEIRA, Sarah Micaia Benevides. Irasshaimase - pós-modernidade, individualidade e identidade na obra Querida Konbini, de Sayaka Murata. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10496
Issue Date: 12-Nov-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SarahFigueira_PPGL.pdf 2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.