???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10499
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Lendas amazônicas: representação da imaginação simbólica narrada pelos alunos da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Bastos, Washington da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Cacio José
???metadata.dc.contributor.referee1???: Dantas, Priscila Vasques Castro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rafael, Iná Isabel de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa investiga o imaginário produzido pelas lendas amazônicas e os aspectos peculiares relacionados à floresta, às cidades, aos encantamentos e aos costumes ribeirinhos. Sob uma perspectiva teórica e identitária, o debate está atrelado a traços simbólicos que formam a identidade amazônida, preservando tradições e saberes. A partir desse pensamento, definiu-se, como objeto da pesquisa, as relações milenares e o indivíduo amazônida no contexto da educação básica, permitindo ater-se na cultura do imaginário para que a performance do narrar torne-se representativo para seu povo e futuras gerações, conforme o pensamento de Paul Ricouer ao enfatizar que os símbolos são ressignificados pelo homem, e essa possiblidade permite ao sujeito acessar o conhecimento que enriquece a maneira de observar tudo que o circunda. O lugar da investigação das lendas iniciou em sala de aula ao observar aspectos peculiares delas na vida escolar. Dessa maneira, o objetivo geral foi investigar os elementos do imaginário simbólico a partir da narração dos alunos da Escola Carolina Perolina Raimunda Almeida usando o lendário amazônico, visto que a região é reconstruída por meio de elementos de encantamentos. Os resultados, aqui debatidos, apontam que o imaginário é o fio condutor da manutenção de elementos culturais, pois mediante a prática imagética estetizante, o ribeirinho e/ou seus descendentes recriam a identidade, e ainda encontram explicações que valorizam o contexto que os cercam. Para tanto, procurou-se fazer um estudo de caráter qualitativo, tendo os alunos como sujeitos participantes, além do levantamento de cunho bibliográfico, procurando tecer um diálogo entre a sala de aula e o imaginário, cuja função é descortinar o conhecimento e saberes por meio da narrativa lendária. Nota-se que, ao associar o gênero lenda produzido em sala de aula às experiências cotidianas dos discentes e ao imaginário simbólico, possibilita-nos entender, de maneira verticalizada, a cultura amazônica e outras pluralidades que estão presentes no contexto diário do amazônida. Assim, reforça-se que, atentar para as complexidades humanas, é estudá-las atrelando a elementos simbólicos que auxiliam na compreensão da condição dos indivíduos e das múltiplas alegorias, envolvendo as origens, culturas e as ascentralidades dos indivíduos. Palavras-chave: Imaginação simbólica. Lendas amazônicas. Literatura e sala de aula. Narrativas lendárias.
Abstract: This research investigates the imaginary produced by Amazonian legends and the peculiar aspects related to the forest, cities, enchantments, and riverine customs. From a theoretical and identity perspective, the debate is linked to symbolic traits that form Amazonian identity, preserving traditions and knowledge. Based on this thinking, the research focuses on the millennial relationships and the Amazonian individual in the context of basic education, allowing an immersion in the culture of the imaginary so that the act of narrating becomes representative for its people and future generations. This aligns with Paul Ricœur’s thought, emphasizing that symbols are ressignified by humans, and this possibility allows individuals to access knowledge that enriches the way they observe everything around them. The investigation of legends began in the classroom by observing their peculiar aspects in the school life. Thus, the general objective of the research was to investigate elements of the symbolic imaginary based on the narration by students of the Escola Carolina Perolina Raimunda Almeida using Amazonian legend, given that the region is reconstructed through elements of enchantments. The results discussed here indicate that the imaginary is the guiding thread in the maintenance of cultural elements, as through aesthetic imaging practice, the riverine and/or their descendants recreate their identity and find explanations that value the context surrounding them. To this end, a qualitative study was conducted with students as participants, in addition to a bibliographic survey, aiming to weave a dialogue between the classroom and the imaginary, whose function is to unveil knowledge and wisdom through legendary narrative. It is noted that associating the genre of legend produced in the classroom with the students' daily experiences and symbolic imaginary allows us to understand, in a deepened manner, the Amazonian culture and other pluralities present in the daily context of the Amazonian. Thus, it is emphasized that attending to human complexities involves studying them in relation to symbolic elements that assist in understanding the condition of individuals and the multiple allegories, including origins, cultures, and the centralities of individuals. Keywords: Symbolic Imagination. Amazonian Legends. Literature and Classroom. Legendary Narratives.
Keywords: Lendas na literatura
Lendas - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Imaginação simbólica
Lendas Amazônicas
Literatura e sala de aula
Narrativas Lendárias
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: BASTOS, Washington da Silva. Lendas amazônicas: representação da imaginação simbólica narrada pelos alunos da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, Manaus-AM. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10499
Issue Date: 28-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_WashingtonBastos_PPGL.pdf 3.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.