???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10501
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas |
Other Titles: | Training Portuguese teachers as an additional language for distance education in Amazonas |
???metadata.dc.creator???: | Souza, João Eduardo Silva de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Raynice Geraldine Pereira da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Rodrigues, Luana Ferreira |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Rosas, Robert Langlady Lira |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos essenciais à formação de professores do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o contexto de Educação a Distância (EAD) no Amazonas/AM, a partir dos emergentes fatores que contribuem para o aumento da demanda deste tipo de ensino, sendo referentes ao ensino de PLA, ao crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, a alfabetização tecnológica docente. Após compreender os papéis da cultura, do contexto e das crenças construídas sobre este tipo de ensino, formadas pelos docentes, foi possível traçar os direcionamentos relacionados à análise desse processo formativo atrelado às fundamentações teóricas apresentadas na literatura analisada, que são ampliadas no decorrer da dissertação. Os procedimentos metodológicos estão embasados pelos trabalhos de Savin-Baden e Major (2013), focalizando no trabalho temático da pesquisa qualitativa, e Paiva (2019), explorando conceitos sobre a pesquisa, visando atender aos objetivos propostos e essenciais para a compreensão da formação dos docentes de PLA para o contexto EAD. A partir disso, com uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e entrevistas realizadas com docentes da área de PLA, que já atuaram ou atuam no contexto a distância, será possível fazer um levantamento analítico sobre o processo formativo na graduação. Para que a partir disso, seja possível indicar caminhos possíveis e necessários à formação de professores desta área de ensino para o contexto EAD. |
Abstract: | This research aims to investigate the essential aspects of teacher training for teaching Portuguese as an Additional Language (PAL) for the context of Distance Education (DE) in Amazonas/AM, based on the emerging factors that contribute to the increase in demand of this type of teaching, referring to the teaching of PAL, the growing access to Digital Information and Communication Technologies (DICTs) and, consequently, teaching technological literacy. Understanding the roles of culture, context and beliefs built on this type of teaching, formed by teachers, it was possible to outline the directions related to the analysis of this training process linked to the theoretical foundations presented in the analyzed literature, which are expanded throughout the dissertation. The methodological procedures are based on the work of Savin-Baden and Major (2013), focusing on the thematic work of qualitative research, and Paiva (2019), exploring concepts about research, aiming to meet the proposed and essential objectives for understanding the formation of PAL teachers for the distance learning context. From this, with an analysis of the Pedagogical Course Projects (PCP) of the State University of Amazonas (UEA) and Federal University of Amazonas (UFAM) and interviews carried out with teachers in the PLA area, who have already worked or work in the distance context, it will be possible to carry out an analytical survey of the undergraduate training process. So that from this, it is possible to indicate possible and necessary paths for training teachers in this area of teaching for the distance learning context |
Keywords: | Ensino à distância Professores de português - Formação Prática de ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Português como língua adicional Formação de professores Educação a distância Alfabetização tecnológica docente |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Citation: | SOUZA, João Eduardo Silva de. Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10501 |
Issue Date: | 3-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_JoaoEduardoSouza_PPGL.pdf | 810.69 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.