Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10501
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas
Título(s) alternativo(s): Training Portuguese teachers as an additional language for distance education in Amazonas
Autor: Souza, João Eduardo Silva de 
Primeiro orientador: Silva, Raynice Geraldine Pereira da
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Luana Ferreira
Segundo membro da banca: Rosas, Robert Langlady Lira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos essenciais à formação de professores do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o contexto de Educação a Distância (EAD) no Amazonas/AM, a partir dos emergentes fatores que contribuem para o aumento da demanda deste tipo de ensino, sendo referentes ao ensino de PLA, ao crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, a alfabetização tecnológica docente. Após compreender os papéis da cultura, do contexto e das crenças construídas sobre este tipo de ensino, formadas pelos docentes, foi possível traçar os direcionamentos relacionados à análise desse processo formativo atrelado às fundamentações teóricas apresentadas na literatura analisada, que são ampliadas no decorrer da dissertação. Os procedimentos metodológicos estão embasados pelos trabalhos de Savin-Baden e Major (2013), focalizando no trabalho temático da pesquisa qualitativa, e Paiva (2019), explorando conceitos sobre a pesquisa, visando atender aos objetivos propostos e essenciais para a compreensão da formação dos docentes de PLA para o contexto EAD. A partir disso, com uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e entrevistas realizadas com docentes da área de PLA, que já atuaram ou atuam no contexto a distância, será possível fazer um levantamento analítico sobre o processo formativo na graduação. Para que a partir disso, seja possível indicar caminhos possíveis e necessários à formação de professores desta área de ensino para o contexto EAD.
Abstract: This research aims to investigate the essential aspects of teacher training for teaching Portuguese as an Additional Language (PAL) for the context of Distance Education (DE) in Amazonas/AM, based on the emerging factors that contribute to the increase in demand of this type of teaching, referring to the teaching of PAL, the growing access to Digital Information and Communication Technologies (DICTs) and, consequently, teaching technological literacy. Understanding the roles of culture, context and beliefs built on this type of teaching, formed by teachers, it was possible to outline the directions related to the analysis of this training process linked to the theoretical foundations presented in the analyzed literature, which are expanded throughout the dissertation. The methodological procedures are based on the work of Savin-Baden and Major (2013), focusing on the thematic work of qualitative research, and Paiva (2019), exploring concepts about research, aiming to meet the proposed and essential objectives for understanding the formation of PAL teachers for the distance learning context. From this, with an analysis of the Pedagogical Course Projects (PCP) of the State University of Amazonas (UEA) and Federal University of Amazonas (UFAM) and interviews carried out with teachers in the PLA area, who have already worked or work in the distance context, it will be possible to carry out an analytical survey of the undergraduate training process. So that from this, it is possible to indicate possible and necessary paths for training teachers in this area of teaching for the distance learning context
Vocabulário Controlado: Ensino à distância
Professores de português - Formação
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Palavras-chave: Português como língua adicional
Formação de professores
Educação a distância
Alfabetização tecnológica docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Citação: SOUZA, João Eduardo Silva de. Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10501
Data de defesa: 3-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_JoaoEduardoSouza_PPGL.pdf 810.69 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.