???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10502
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Linguagem escrita na Educação Infantil: o que dizem as professoras?
???metadata.dc.creator???: Santos, Ellen Marques dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bissoli, Michelle de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araújo, Luciana Aparecida de
???metadata.dc.description.resumo???: A apropriação da linguagem escrita é essencial para o desenvolvimento cultural das crianças e sua participação ativa na sociedade letrada. No entanto, equívocos e práticas inadequadas relacionadas à linguagem escrita na Educação Infantil continuam a representar desafios significativos. Esta dissertação, intitulada “Linguagem escrita na Educação Infantil: o que dizem as professoras?”, busca responder à seguinte questão-problema: como as concepções das professoras de Educação Infantil influenciam as práticas pedagógicas e, consequentemente, o processo de aprendizagem da linguagem escrita entre crianças de quatro e cinco anos? A partir da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico-Dialético, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções de professoras sobre o ensino da linguagem escrita, refletindo sobre suas implicações práticas. A motivação para este estudo está na necessidade de garantir que todas as crianças tenham acesso à linguagem escrita em sua forma mais elaborada, bem como aprimorar as práticas educativas relacionadas ao ensino da linguagem escrita, considerando que uma abordagem adequada pode impactar profundamente o aprendizado e o desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada abrange revisão de literatura em duas bases de dados, pesquisa bibliográfica em obras e autores especializados no tema e trabalho de campo com a aplicação de técnicas de observação participante e grupos focais. Devido às limitações práticas, a coleta de dados foi centrada nos grupos focais, permitindo obter informações mais detalhadas das concepções das professoras. A análise dos dados foi realizada a partir da categorização dos resultados de acordo com as palavras-chave pré-estabelecidas: linguagem escrita, leitura, literatura e papel da professora. A amostra do estudo foi composta por nove professoras de Educação Infantil que atendem crianças de quatro e cinco anos de idade, em duas instituições de ensino distintas. Das professoras participantes da pesquisa, sete pertencem à rede pública de Educação Infantil (Centro Municipal de Educação Infantil) e duas professoras pertencem a uma instituição privada, ambas localizadas em Manaus. Os resultados revelaram variações significativas nas concepções das professoras: algumas adotam uma visão técnica reducionista da escrita, enquanto outras a veem como um processo complexo envolvendo elementos simbólicos e contextos reais. A conclusão desta pesquisa aponta que a efetividade do ensino da linguagem escrita está ligada ao conhecimento teórico e prático das professoras e à incorporação adequada das etapas precursoras da escrita nas práticas pedagógicas. Além disso, destaca que a literatura, quando não reduzida a fins didáticos, enriquece o processo educativo e contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Ao destacar a necessidade de uma abordagem teórica robusta, alinhada aos princípios da Teoria Histórico-Cultural, e de práticas pedagógicas intencionais, este estudo pode contribuir com as temáticas desenvolvidas na Linha de pesquisa Educação, Interculturalidade e desenvolvimento humano na Amazônia.
Abstract: The appropriation of written language is essential for the cultural development of children and their active participation in literate society. However, misconceptions and inappropriate practices related to written language in Early Childhood Education continue to pose significant challenges. This dissertation, entitled "Written language in Early Childhood Education: what do teachers say?", seeks to answer the following question-problem: how do the conceptions of Early Childhood Education teachers influence pedagogical practices and, consequently, the process of learning written language among children aged four and five? From the Historical-Cultural Theory and the Historical-Dialectical Materialism, this research has as its general objective to analyze the conceptions of teachers about the teaching of written language, reflecting on its practical implications. The motivation for this study lies in the need to ensure that all children have access to written language in its most elaborate form, as well as to improve educational practices related to the teaching of written language, considering that an adequate approach can profoundly impact child learning and development. The methodology used includes literature review in two databases, bibliographic research in works and authors specialized in the theme and fieldwork with the application of participant observation techniques and focus groups. Due to practical limitations, data collection was centered on focus groups, allowing for more detailed information on the teachers' conceptions. Data analysis was performed based on the categorization of the results according to the pre-established keywords: Written language, reading, literature and teacher's role. The study sample was composed of nine Early Childhood Education teachers who serve children aged four and five years in two different educational institutions. Of the teachers participating in the research, seven belong to the public Early Childhood Education network (Municipal Center for Early Childhood Education) and two teachers belong to a private institution, both located in Manaus. The results revealed significant variations in the teachers' conceptions: some adopt a reductionist technical view of writing, while others see it as a complex process involving symbolic elements and real contexts. The conclusion of this research points out that the effectiveness of the teaching of written language is linked to the theoretical and practical knowledge of the teachers and to the adequate incorporation of the precursor stages of writing in pedagogical practices. In addition, it highlights that literature, when not reduced to didactic purposes, enriches the educational process and contributes to the integral development of children. By highlighting the need for a robust theoretical approach, aligned with the principles of Historical-Cultural Theory, and intentional pedagogical practices, this study can contribute to the themes developed in the Education, Interculturality and Human Development in the Amazon Research Line.
Keywords: Professores de educação infantil
Educação básica
Crianças - Escrita
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural
Linguagem escrita
Práticas pedagógicas
Concepção de professoras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SANTOS, Ellen Marques dos. Linguagem escrita na Educação Infantil: o que dizem as professoras?. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10502
Issue Date: 7-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EllenSantos_PPGE.pdf3.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.