???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10752
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Ecosofia e interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais |
???metadata.dc.creator???: | Reis, Carlos Eduardo Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Rapozo, Pedro Henrique Coelho |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Carvalho, Gabriela Fernandes de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Jesus, Edilza Laray de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Ecosofia é uma corrente filosófica que parte da reflexão do homem consigo e com sua existência perante o mundo. O objetivo desta proposta foi desenvolver, a partir do conhecimento sobre o ensino da Ecosofia, Material pedagógico partindo do Saber e da Percepção Ambiental dos estudantes, com a intervenção dos professores de ciências da natureza para o ensino das ciências ambientais de maneira interdisciplinar aplicado à rede Estadual de Ensino do Município de Itacoatiara-AM. Foi produzido um produto educacioanal para o ensino das ciências ambientais que possibilite a articulação da Ecosofia desde um olhar interdisciplinar dos conteúdos e temas relacionados às ciências da natureza. Tendo como objetivo de desenvolver a partir do conhecimento sobre ecosofia, produto educacional sobre o saber e a percepção ambiental do ensino das ciências ambientais dos estudantes na Rede Estadual de Ensino do Município de Itacoatiara-AM. Esta abordagem se constituiu em uma pesquisa qualitativa, partindo da perspectiva da pesquisa-ação como abordagem metodológica, pois envolveu a ação prática e a reflexão teórica, buscando a aplicação do conhecimento adquirido na solução de problemas atuais e que buscou integrar a filosofia e a percepção ambiental sobre o individuo/ambiente, partindo da perspectiva da forma de como enxergamos e percebemos a nossa própria realidade atual amazônica ambientalmente e consequentemente o modo de como passamos a compreender nossas próprias percepções de ambiente. Esta pesquisa tambem teve como um dos objetivos específicos a identificação e a análise junto aos professores de quais os elementos dos componentes curriculares que podem dialogar com o pensamento da ecosofia, buscando compreender quais as percepções e representações que os estudantes possuem sobre as questões ambientais nos locais onde vivem. Foi elaborado desde uma perspectiva interdisciplinar, um material educacional que articulou o pensamento filosófico com o ensino das ciências ambientais. Interligando a relação entre o ensino das ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e UCC’S- Unidades Comuns Curriculares, referenciando o ensino ambiental na região amazônica. Neste contexto, pretendeu-se uma articulação entre a ecosofia como base filosófica para desenvolver material pedagógico que poderá ser utilizado nas disciplinas da Biologia, Física e Quimica, além da aplicação na disciplina de Filosofia, sobre a perspectiva de documentários que foram produzidos a partir das unidades temáticas ambientais existentes no componente curricular da Biologia, Fisica e da Química. O produto educacional parte da interdisciplinaridade e da percepção de ambiente existente nos estudantes sobre seu entorno ambiental e será difundido dentro das Escolas Estaduais de Ensino Médio no Municipio de Itacoatiara- AM. |
Abstract: | Ecosophy is a philosophical current that starts from man's reflection on himself and his existence in the world. The objective of this proposal was to develop, based on knowledge about the teaching of Ecosophy, pedagogical material based on the Knowledge and Environmental Perception of students and teachers for the teaching of environmental sciences in an interdisciplinary manner applied to the State Education Network of the Municipality of Itacoatiara- AM. We expect a product for the teaching of environmental sciences that enables the articulation of Ecosophy from an interdisciplinary perspective on content related to natural sciences. This approach will consist of qualitative research, starting from the perspective of action research as a methodological approach, as it will involve practical action and theoretical reflection, seeking to apply the knowledge acquired in solving real problems that will seek to integrate philosophy and environmental perception about the individual/environment, starting from the perspective of how we see and perceive our own current Amazonian reality environmentally and consequently the way in which we can understand the teaching of environmental sciences, interconnecting the relationship between the teaching of SDGs - Sustainable Development Goals and UCC'S- Common Curricular Units, referencing environmental teaching in the Amazon region. In this context, the aim is to link Ecosophy as a philosophical basis to develop pedagogical material that can be used in the disciplines of Biology, Physics and Chemistry, in addition to application in the discipline of Philosophy, from the perspective of documentaries that will be produced from the existing environmental thematic units in the Biology curricular component. Physics and Chemistry. The educational product will be based on interdisciplinarity and the perception of the environment that students have about their environmental surroundings and will be disseminated within state high schools in the municipality of Itacoatiara -AM. |
Keywords: | Ecologia humana - Amazônia Filosofia da natureza Educação ambiental Ciências ambientais - Estudo e ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS BIOLOGICAS CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
???metadata.dc.subject.user???: | Ecosofia Interdisciplinaridade Ensino de Ciências ambientais Amazônia |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | REIS, Carlos Eduardo Silva Reis. Ecosofia e interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10752 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_CarlosReis_PROFCIAMB.pdf | 3.39 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_CarlosReis_PROFCIAMB.pdf | 458.73 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.