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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10921
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Letramento Matemático da Aritmética Elementar com modelo 5E em turma de 5.º Ano do Ensino Fundamental |
Other Titles: | Mathematical Literacy in Elementary Arithmetic Using the 5E Instructional Model in a 5th Grade Primary School Class |
???metadata.dc.creator???: | Moraes, Dalila Martins de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Seiffert Santos, Saulo Cézar |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Feitosa, Francisco Eteval da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Almeida, Whasgthon Aguiar de |
???metadata.dc.description.resumo???: | O letramento matemático visa preparar o cidadão para o uso matemático como leitura e operação nos fenômenos vividos na vida cotidiana, profissional e também para a compreensão do mundo. O ensino e a aprendizagem da aritmética elementar na Educação Básica vêm gerando grandes inquietações em professores que buscam fazer com que os estudantes aprendam de forma ativa. A aprendizagem ativa traz uma abordagem de ensino na qual os estudantes se envolvem ativamente no processo de aprendizagem, em vez de serem passivamente receptores de informações transmitidas. A aprendizagem ativa na aritmética incorpora vários elementos essenciais para enriquecer a compreensão dos estudantes, permitindo a aplicação de conceitos aritméticos em situações do cotidiano por meio do envolvimento, da exploração, da explicação, da elaboração e da avaliação, tornando a aprendizagem mais envolvente e incentivando a participação ativa dos estudantes. Nesse cenário percebemos que diversas dificuldades podem surgir durante o processo de aprendizagem da aritmética. Uma delas está relacionada à falta de uma base sólida, podendo resultar em lacunas na compreensão de conceitos fundamentais. Outra dificuldade comum ocorre quando os estudantes não conseguem contextualizar a aritmética em situações práticas, prejudicando a aplicação dos conceitos aprendidos. A situação da aprendizagem de aritmética no Brasil é multifacetada. Os resultados obtidos em avaliações nacionais e internacionais, como o Saeb e o Pisa, refletem os desafios persistentes na educação, já que apresentam desempenho abaixo das respectivas médias. Nesse cenário, a necessidade de estratégias inovadoras, incluindo abordagens de aprendizagem ativa, é reconhecida como crucial para possibilitar a melhoria nos resultados em aritmética. Neste trabalho, realizamos uma revisão sistemática de literatura científica, tendo como base o seguinte problema da pesquisa: Quais elementos de uma aprendizagem ativa com uso do modelo instrucional BSCS 5E potencializam o processo de ensino-aprendizagem da aritmética elementar em turmas do 5.º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental I? Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa em estudo é analisar os elementos de uma aprendizagem ativa com uso do modelo instrucional BSCS 5E que potencializam o processo de ensino-aprendizagem da aritmética elementar em turma dos 5.° ano das séries iniciais do Ensino Fundamental I. O percurso metodológico foi norteado pela pesquisa qualitativa com o intuito de obter dados sobre o letramento matemático e a aprendizagem ativa no ensino de Matemática, e para isso foram convidados professores e estudantes do 5.º Ano do Ensino Fundamental I. Como procedimento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturada e a aplicação do modelo instrucional BSCS 5E no ensino e aprendizagem da aritmética elementar, descrevendo as fases realizadas e a aprendizagem ativa envolvidas no processo. Para a análise dos dados extraídos na pesquisa, valemo-nos da Análise Categorial. A presente pesquisa pretende dilatar o saber em discussões acerca da temática proposta, servindo como um aporte para o mundo da pesquisa, um despertar para os profissionais da educação e uma discussão presente no meio da sociedade. |
Abstract: | Mathematical literacy aims to prepare individuals for mathematical usage, such as reading and operating with phenomena experienced in daily life, professional contexts, and understanding the world. The teaching and learning of elementary arithmetic in basic education have raised significant concerns among teachers who aim to enable students to learn actively. Active learning introduces a teaching approach in which students actively engage in the learning process rather than passively receiving transmitted information. Active learning in arithmetic incorporates several essential elements to enhance students’ understanding, allowing the application of arithmetic concepts to everyday situations through engagement, exploration, explanation, elaboration, and evaluation, making learning more engaging and encouraging active student participation. However, various challenges may arise during the arithmetic learning process. One challenge is the lack of a solid foundation, which can lead to gaps in understanding fundamental concepts. Another common issue arises when students fail to contextualize arithmetic in practical situations, hindering the application of learned concepts. The state of arithmetic learning in Brazil is multifaceted. Results from national and international assessments, such as SAEB and PISA, highlight persistent challenges in education, with performance falling below national averages. In this context, the need for innovative strategies, including active learning approaches, is recognized as crucial to improving arithmetic outcomes. This study conducted a systematic review of the scientific literature, addressing the research problem: What elements of active learning using the BSCS 5E instructional model enhance the teaching and learning process of elementary arithmetic in 5th-grade classes of the early years of primary education? Thus, the general objective of the study is to analyze the elements of active learning using the BSCS 5E instructional model in the teaching and learning process of elementary arithmetic in 5th-grade classes of the early years of primary education. The methodological approach was guided by qualitative research. To gather data on mathematical literacy and active learning in mathematics teaching, teachers and students from 5th-grade classes in primary education were invited to participate. Data collection procedures included semi-structured interviews and the application of the BSCS 5E instructional model in teaching and learning elementary arithmetic, describing the phases carried out and the active learning elements involved in the process. The analysis of the data obtained in the study was conducted using Categorical Analysis. This research aims to expand knowledge for discussions on the proposed topic, serving as a resource for the research community, a catalyst for educational professionals, and a relevant discussion within society. |
Keywords: | Aritmética - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
???metadata.dc.subject.user???: | Letramento Matemático Aprendizagem Ativa 5 E Aritmética Elementar |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | MORAES, Dalila Martins de. Letramento Matemático da Aritmética Elementar com modelo 5E em turma de 5.º Ano do Ensino Fundamental. 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10921 |
Issue Date: | 31-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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