???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10934
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A prática artística: criar e ressignificar por meio da reutilização do lixo no espaço escolar |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Susy de Azevedo Fleury ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ramos, Evandro de Morais |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Mota, Sheila Cordeiro |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Farias, Rosejane da Mota |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa refere – se ao processo de ensino aprendizagem e criação em Artes, com o objetivo do reaproveitamento de resíduos sólidos como prática artística no ambiente escolar, destacando as habilidades artísticas dos (as) estudantes, e desenvolver a responsabilidade socioambiental em relação à natureza, tornando (a) os (as) estudantes, importantes agentes mediadores (as) dentro da própria escola e sociedade, pois os mesmos passaram a agir de forma consciente durante a pesquisa realizada a partir do processo de criação. Esta pesquisa foi proposta para os estudantes do 5° ano do Ciclo II anos iniciais do Ensino Fundamental I, da Escola Estadual de Tempo Integral Machado de Assis, localizado na Rua Amâncio de Miranda, n° 90, bairro Educandos, Manaus/AM. A pesquisa é caracterizada com base no método cientifico, identificada como abordagem mista, (pesquisa qualitativa e quantitativa), pesquisa bibliográfica de artigos, dissertações, revistas e sites da web, pesquisa de campo que constituíram de observações e análise de dados, através de visitas in loco e, utilizando técnicas de observação participantes, entrevistas semiestruturadas e a exposição das produção artística dos estudantes |
Abstract: | This research refers to the teaching-learning and creation process in Arts, with the aim of reusing solid waste as an artistic practice in the school environment, highlighting the students' artistic skills, and developing socio-environmental responsibility in relation to nature, making the students important mediating agents within their own school and society, as they began to act consciously during the research carried out from the creation process. This research was proposed to students in the 5th year of Cycle II of the initial years of Elementary School I, at the Machado de Assis Full-Time State School, located at Rua Amâncio de Miranda, No. 90, Educandos neighborhood, Manaus/AM. The research is characterized based on the scientific method, identified as a mixed approach, (qualitative and quantitative research), bibliographical research of articles, dissertations, magazines and websites, field research that consisted of observations and data analysis, through on-site visits and, using participant observation techniques, semi-structured interviews and the exhibition of the students' artistic production. |
Keywords: | Educação ambiental Arte na educação ambiental Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) Arte - Estudo e ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Ensino ambiental Ensino fundamental I Prática artística Reciclados |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | SANTOS, Susy de Azevedo Fleury. A prática artística: criar e ressignificar por meio da reutilização do lixo no espaço escolar. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10934 |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_SusySantos_PROFARTES.pdf | 5.57 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.