???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Laís de Olivera-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4700114127518056eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Cacio José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445eng
dc.contributor.advisor-co1Dantas, Priscila Vasques Castro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460408881000132eng
dc.contributor.referee1Zucolo, Nicia Petreceli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466eng
dc.contributor.referee2Silva, Natali Fabiana da Costa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4523010397725244eng
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationMOREIRA, Lais de Oliveira. Parque industrial: uma proposta de leitura do romance proletário de Patrícia Galvão. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10937-
dc.description.resumoA partir dos estudos culturais, esta dissertação objetiva desenvolver uma análise de como o elemento espaço é utilizado na obra Parque industrial (1933), de Patrícia Galvão, para a construção da narrativa e sua interferência nas subjetividades das personagens, principalmente as femininas. A obra analisada tem como foco as trabalhadoras do ramo têxtil da cidade de São Paulo, do início do século XX, que circulam pelas ruas desafiando os papéis sociais impostos a elas, enquanto tentam sobreviver à exploração e às violências de gênero e do processo de industrialização. O espaço, assim, é apresentado como produto das práticas sociais concebidas neste local e tempo. Levando em consideração as escolhas políticas e estéticas presentes na composição do romance, pareceu importante trazer, também, uma reflexão sobre o espaço ocupado pela escritora dentro do Modernismo e da literatura brasileira. Esses dois aspectos de sua vida, o comunismo e o modernismo, influenciam diretamente na forma como o espaço é apresentado na obra aqui discutida. Para desenvolver as análises dos capítulos, foram utilizadas como referências principais: Luís Bueno (2006), Jorge Amado (1933), Osman Lins (1976), Silviano Santiago (2000), João Luiz Lafetá (2000), Constância Lima Duarte (2016), Rita Terezinha Schmidt (2000), Henri Lefebvre (2006), Achille Mbembe (2016), Stuart Hall (2016), Maurice Halbwachs (1990) e Pierre Bourdieu (2012). A pesquisa demonstrou que a espacialidade na obra, da forma como foi construída, mais do que um simples cenário para o desenvolvimento da trama, produz efeitos narrativos para ressaltar as tensões de classe e exerce grande influência na experiência urbana das personagens, afetando diretamente na forma como constroem suas identidades.eng
dc.description.abstractDrawing on cultural studies, this dissertation aims to develop an analysis of how the element of space is utilized in Parque Industrial (1933) by Patrícia Galvão to construct the narrative and its influence on the subjectivities of the characters, particularly the female ones. The work under analysis focuses on the textile workers of São Paulo at the beginning of the 20th century, who traverse the streets challenging the social roles imposed on them, while attempting to survive the exploitation and violence inherent in the industrialization process. Space, thus, is presented as a product of the social practices conceived in this specific time and place. Considering the political and aesthetic choices embedded in the composition of the novel, it also seemed crucial to reflect on the space occupied by the writer within Modernism and Brazilian literature. These two aspects of her life—communism and modernism—directly influence the way space is portrayed in the work discussed herein. To develop the analysis of the chapters, the following primary references were utilized: Luís Bueno (2006), Jorge Amado (1933), Osman Lins (1976), Silviano Santiago (2000), João Luiz Lafetá (2000), Constância Lima Duarte (2016), Rita Terezinha Schmidt (2000), Henri Lefebvre (2006), Achille Mbembe (2016), Stuart Hall (2016), Maurice Halbwachs (1990) and Pierre Bourdieu (2012). The research demonstrates that the spatiality in the work, as it is constructed, is not merely a backdrop for the plot’s development; it produces narrative effects that highlight class tensions and has a significant influence on the characters' urban experiences, directly impacting how they construct their identities.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84838/DISS_La%c3%adsMoreira_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEspaço na literaturapor
dc.subjectFicção brasileira - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectFicção romântica brasileirapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURA BRASILEIRAeng
dc.titleParque industrial: uma proposta de leitura do romance proletário de Patrícia Galvãoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0009-226Xeng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-6458eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7810-3454eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8544-7925eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0999-5898eng
dc.subject.userPatrícia Galvãopor
dc.subject.userParque industrialpor
dc.subject.userRomance proletáriopor
dc.subject.userEspaço romanescopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LaísMoreira_PPGL.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.