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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10965
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Mapeamento das dissertações produzidas em um mestrado profissional na Amazônia |
???metadata.dc.creator???: | Barbosa, Elidiane Pires ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Furtado, Silvania da Conceição |
First advisor-co: | Belém, Maria de Jesus Campos de Souza |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Byk, Jonas |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Pacheco, Maria Lúcia Tinoco |
???metadata.dc.description.resumo???: | O aperfeiçoamento pessoal e profissional de nível superior coordenado pela Capes tem promovido intensa ampliação de recursos humanos acadêmicos e profissionais de alto nível. A Universidade Federal do Amazonas - UFAM, primeira instituição de ensino superior no Brasil, apresenta papel importante na construção da comunidade científica na região Norte apresentando mais de 300 grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq e 39 programas de pós-graduação stricto sensu. Muitos programas de pós-graduação, em especial os da área da saúde, não conseguem alcançar nota satisfatória na avaliação da CAPES realizadas trienalmente. Considerando os parâmetros avaliados pela CAPES, o objetivo deste trabalho foi avaliar as dissertações produzidas pelo PPGRACI nos seus cinco anos de implementação e elaborar um manual de orientação para projetos de dissertação de mestrado profissional. Para melhorar a qualidade de pesquisas na área da saúde foi utilizado o protocolo da rede equator SQUIRE EDU que traz padrões revisados para excelência de relatórios de qualidade. Os métodos que foram utilizados contaram com análise documental, a partir de pesquisa em documentos oficiais do sistema de informações da CAPES e do banco de dissertações da UFAM, além de aplicação de questionário aos egressos do programa. Após submissão e aprovação do CEP, o questionário foi enviado aos alunos egressos e feito o levantamento dos discentes, docentes e a caracterização das dissertações. Os resultados mostraram que 51,6% das defesas foram realizadas na linha 1 - Inovações tecnológicas em cirurgia e 48,4 % na linha 2 - Tecnologias de ensino, gestão da qualidade e segurança em cirurgia. Destas, 40% foram pesquisas de levantamentos de dados, seguido da pesquisa experimental, com 35% e levantamento bibliográfico com 15%. Pesquisa-ação obteve 6%, estudo de caso 3% e pesquisa de campo 1%. Todos os professores possuem currículo Lattes atualizado, porém apenas 45% dos discentes atualizaram seus currículos. Obteve-se a reposta ao questionário apenas 8 egressos, os quais responderam que, depois do término do mestrado profissional conseguiram atuar na área. A maioria teve benefício profissional com o mestrado, tiveram produções acadêmico-científicas e que seus achados tiveram um impacto positivo no avanço local na área da cirurgia. Ao longo da pesquisa foram observados aspectos positivos no programa e perspectivas limitantes, que podem ser superadas com a continuidade do trabalho que a coordenação vem desenvolvendo junto ao copo docente e discente do programa. Portanto, apesar dos avanços do programa ao longo da última década, é necessária melhoria na transparência das informações, sobretudo daquelas voltadas para os ingressantes. Por isso, um manual de orientação de projetos e dissertações poderá impactar positivamente o desempenho do PPGRACI no que diz respeito à produção acadêmico-cientifíca. |
Abstract: | The personal and professional development at the higher education level, coordinated by Capes, has significantly expanded high-level academic and professional human resources. The Federal University of Amazonas (UFAM), the first higher education institution in Brazil, plays a crucial role in building the scientific community in the Northern region, with over 300 research groups recognized by CNPq and 39 stricto sensu graduate programs. Many graduate programs, especially those in the health field, fail to achieve a satisfactory score in the triennial evaluation conducted by CAPES. Considering the evaluation parameters set by CAPES, this study aimed to assess the dissertations produced by PPGRACI during its five years of implementation and develop a guidance manual for professional master's dissertation projects. To improve the quality of research in the health field, the SQUIRE EDU protocol from the Equator Network was used, which provides revised standards for excellence in quality reporting. The methods used included document analysis based on research in official documents from the CAPES information system and the UFAM dissertation database, along with a survey conducted with former students of the program. After submission and approval by the CEP, the questionnaire was sent to former students, and data collection was conducted on students, professors, and the characterization of dissertations. The results showed that 51.6% of the defenses were conducted in Line 1 – Technological Innovations in Surgery, and 48.4% in Line 2 – Teaching Technologies, Quality Management, and Safety in Surgery. Of these, 40% were data survey research, followed by experimental research at 35% and literature review at 15%. Action research accounted for 6%, case studies for 3%, and field research for 1%. All professors have updated Lattes résumés; however, only 45% of the students have updated theirs. Only eight former students responded to the questionnaire, all of whom stated that after completing the professional master's program, they were able to work in the field. The majority reported professional benefits from the program, academic and scientific contributions, and that their findings had a positive impact on local advancements in the field of surgery. Throughout the research, both positive aspects of the program and limiting perspectives were observed, which can be overcome with the continued efforts of the coordination team alongside the faculty and students. Therefore, despite the program's progress over the past decade, improvements in information transparency are needed, especially for incoming students. In this regard, a guidance manual for projects and dissertations could positively impact PPGRACI's performance in terms of academic and scientific production. |
Keywords: | Universidades e faculdades - Pós-graduação - Avaliação Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação) - Avaliação Avaliação educacional Publicações científicas |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS DA SAUDE |
???metadata.dc.subject.user???: | Pós-graduação Avaliação CAPES Produção científica Produtos científico-tecnológicos |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Medicina |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Cirurgia |
Citation: | BARBOSA, Elidiane Pires. Mapeamento das dissertações produzidas em um mestrado profissional na Amazônia. 2024,140 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10965 |
Issue Date: | 8-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Cirurgia |
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