???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10980
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem ativa, formação e desenvolvimento de conceitos científicos de termodinâmica
???metadata.dc.creator???: Camico, Ana Camila da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nicot, Yuri Expósito
???metadata.dc.contributor.referee1???: Dolzane, Maria Ione Feitosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Adão Neto, Minos Martins
???metadata.dc.description.resumo???: A formação e o desenvolvimento de conceitos científicos são fundamentais para o processo educacional, pois favorecem a compreensão significativa dos conteúdos curriculares no ensino e na aprendizagem. A introdução da aprendizagem ativa em sala de aula oferece uma nova perspectiva pedagógica, permitindo uma melhor assimilação dos conceitos científicos essenciais. Esta pesquisa fundamenta-se teoricamente na aprendizagem ativa e nas estratégias voltadas à sua implementação metodológica, configurando-se como um diferencial no contexto da nova geração de sujeitos ativos no processo de construção do saber, especialmente diante das tecnologias digitais da informação e comunicação. A problemática investigada é: como a aprendizagem ativa pode contribuir para a formação de conceitos científicos em termodinâmica no processo de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino médio em Manaus? Nesse sentido, o objetivo geral consiste em implementar um processo de ensino-aprendizagem ativo, articulado à formação de conceitos científicos, por meio de estratégias que favoreçam a cognição e a interatividade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e participativa, baseada em um estudo de caso com estudantes do primeiro ano do novo ensino médio, utilizando uma amostra de estudantes de uma escola localizada na zona leste de Manaus. Os resultados evidenciaram uma estrutura metodológica voltada à interatividade no ensino contemporâneo, promovendo a mobilização da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências, com o intuito de enriquecer a experiência educacional dos estudantes.
Abstract: The formation and development of scientific concepts are fundamental to the educational process, as they favor the meaningful understanding of curricular content in teaching and learning. The introduction of active learning in the classroom offers a new pedagogical perspective, allowing for better assimilation of essential scientific concepts. This research is theoretically based on active learning and the strategies aimed at implementing it methodologically, and is configured as a differential in the context of the new generation of active subjects in the process of constructing knowledge, especially in the face of digital information and communication technologies. The problem investigated is: how can active learning contribute to the formation of scientific concepts in thermodynamics in the teaching-learning process in a high school in Manaus? In this sense, the general objective is to implement an active teaching-learning process, linked to the formation of scientific concepts, through strategies that favor cognition and interactivity. Methodologically, this is a qualitative and participatory study, based on a case study with students in the first year of the new high school, using a sample of students from a school located in the east of Manaus. The results showed a methodological structure focused on interactivity in contemporary teaching, promoting the mobilization of learning and the development of skills and competences, with the aim of enriching the students' educational experience.
Keywords: Termodinâmica - Estudo e Ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Aprendizagem Ativa
Estratégia metodológica
Termodinâmica
Novo Ensino Médio
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: CAMICO, Ana Camila da Silva. Aprendizagem ativa, formação e desenvolvimento de conceitos científicos de termodinâmica. 2025. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10980
Issue Date: 7-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AnaCamilaCamico_PPGECIM.pdf 2.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.