???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10995
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Contextualizar, criar e ler: uma análise sobre a abordagem triangular no ensino de arte nos ementários dos projetos políticos de curso dos Institutos Federais da região Norte |
???metadata.dc.creator???: | Parente, Nelisa de Souza ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Medeiros, Adriana Francisca de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pontes, Gilvânia Maurício Dias de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Sousa, Nilza Coqueiro Pires de |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Franco, Zilda Gláucia Elias |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa é resultada a partir do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, da Universidade Federal do Amazonas, e buscou investigar a presença da Abordagem Triangular no ensino de Arte nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do eixo tecnológico de Informação e Comunicação nos Institutos Federais da Região Norte do Brasil. A Abordagem Triangular estrutura o ensino de Arte a partir de três dimensões fundamentais: contextualização, leitura e criação. O estudo se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise documental e teve como objetivo analisar como a disciplina de Arte é concebida nesses currículos, verificando a presença dessa abordagem por meio das ementas, objetivos, conteúdos programáticos e referências bibliográficas. A análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso revelou tanto convergências quanto particularidades entre as instituições, evidenciando diferentes concepções e abordagens no ensino de Arte. Identificou-se a fragmentação das linguagens artísticas, com algumas instituições priorizando exclusivamente uma linguagem específica, enquanto outras apresentaram um enfoque mais diversificado. Além disso, a ausência de um conteúdo programático estruturado foi recorrente, sugerindo um planejamento automatizado ou pouco aprofundado. O aspecto mais relevante foi a presença parcial ou explícita da Abordagem Triangular em algumas ementas. Em alguns casos, essa abordagem foi mais consistentemente integrada, alinhando-se a referenciais teóricos contemporâneos. A valorização da cultura regional também apareceu em determinados currículos, promovendo um ensino mais contextualizado. A organização curricular da disciplina de Arte também apresentou desafios. Enquanto algumas instituições garantiram a oferta da disciplina ao longo de todo o Ensino Médio, outras a restringiram aos primeiros anos ou a tornaram optativa posteriormente. Diante dessas constatações, os resultados evidenciam a necessidade de reflexões sobre a adequação dos currículos para garantir um ensino de Arte mais integrado, contextualizado e acessível. A análise realizada contribui para o debate sobre a valorização da Arte na Educação Profissional e Tecnológica, sugerindo futuras reformulações que contemplem a diversidade de expressões artísticas e as especificidades institucionais. |
Abstract: | This research is the result of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching at the Federal University of Amazonas and aimed to investigate the presence of the Triangular Approach in Art teaching in the Integrated Technical High School Programs within the Information and Communication technology axis at the Federal Institutes in the Northern Region of Brazil. The Triangular Approach structures Art education based on three fundamental dimensions: contextualization, appreciation, and creation. The study was developed using a qualitative approach, based on document analysis, and aimed to examine how the Art discipline is conceived in these curricula, verifying the presence of this approach through syllabi, objectives, program content, and bibliographic references. The document analysis of the Course Pedagogical Projects revealed both convergences and particularities among the institutions, highlighting different conceptions and approaches to Art teaching. The fragmentation of artistic languages was identified, with some institutions prioritizing a single specific language, while others presented a more diversified approach. Additionally, the recurring absence of a structured program content suggested an automated or superficial planning process. The most relevant aspect was the partial or explicit presence of the Triangular Approach in some syllabi. In certain cases, this approach was more consistently integrated, aligning with contemporary theoretical references. The appreciation of regional culture also appeared in certain curricula, promoting a more contextualized teaching approach. The curricular organization of the Art discipline also presented challenges. While some institutions ensured the subject was offered throughout the entire high school period, others restricted it to the initial years or later made it optional. Given these findings, the results highlight the need for reflections on curriculum adequacy to ensure a more integrated, contextualized, and accessible Art education. The analysis contributes to the debate on the appreciation of Art in Professional and Technological Education, suggesting future reforms that embrace the diversity of artistic expressions and institutional specificities. |
Keywords: | Ensino profissional Ensino técnico Arte na educação Arte - Estudo e ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA |
???metadata.dc.subject.user???: | Formação docente Arte-educação Políticas educacionais Educação Profissional e Tecnológica |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | PARENTE, Nelisa de Souza. Contextualizar, criar e ler: uma análise sobre a abordagem triangular no ensino de arte nos ementários dos projetos políticos de curso dos Institutos Federais da região Norte. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10995 |
Issue Date: | 5-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_NelisaParente_PPGECH.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.