???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11043
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desafios e perspectivas sobre atividades experimentais: o uso de indicadores naturais extraídos na Região Amazônica como alternativa no ensino de Química em uma escola pública no município de Santo Antônio do Içá – Amazonas
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Juan Jesus Pissango 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Menezes, Jorge Almeida de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares, José Maria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores e estudantes sobre o uso de aulas experimentais no ensino de Química no município de Santo Antônio do Içá – Amazonas, a partir da perspectiva da alfabetização científica, além de buscar compreender quais são as abordagens dos professores sobre as aulas experimentais para o ensino médio, tendo como base a Alfabetização Científica, bem como entender quais são as concepções dos estudantes sobre as aulas experimentais para o processo de ensino e aprendizagem, e também busca identificar as dificuldades encontradas pelo professor para ministrar aulas experimentais no contexto do ensino de Química, e assim contribuir com o conhecimento científico dos estudantes a partir da elaboração de um material didático com indicadores naturais para o ensino de ácidos e bases. Esta pesquisa tem como campo téoricos autores como Catelan; Rinald (2018), Benite e Benite (2009), Monteiro (2014), Rodrigues; Lemos; Lima (2019) que buscam abordar as aulas experimental como estratégia didática para o ensino de química; tendo base a alfabetização científica (Chssot, 2016). A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino médio, os sujeitos da pesquisa são os professores e estudantes. Quanto as técnicas para coleta de dados foram a partir de uma entrevista semiestruturada e aplicação de questiónarios. Para analisar os dados da pesquisa utilizou-se da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultados e discussões a pesquisa demonstrou que o uso das atividades experimentais é uma alternativa didática que ajuda ao estudante na compressão dos conceitos químicos, além de despertar o interesse de sua participação nas aulas de química. Também, é nítido observar que somente a teoria não é capaz de proporcionar 100% de aprendizagem aos educandos é preciso buscar alternativas para explorar o máximo possível de informações, trazendo assim ao educando novas estratégias de ensino que possibilitem mais aprendizado e menos dúvidas quando contextualizamos o ensino de química. Portanto, conclui-se que a pesquisa trouxe informações que o uso de aulas experimentais são alternativas que vão promover reflexões críticas sobre a prática docente a partir de aulas experimentais como uma estratégia didática com o uso de produtos naturais.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar las concepciones de profesores y estudiantes sobre el uso de clases experimentales en la enseñanza de la Química en el municipio de Santo Antônio do Içá - Amazonas, desde la perspectiva de la alfabetización científica, además de buscar comprender cuáles son los enfoques de los profesores sobre las clases experimentales para la enseñanza secundaria, con base en la Alfabetización Científica, así como comprender cuáles son las concepciones de los estudiantes sobre las clases experimentales para el proceso de enseñanza y aprendizaje, y también busca identificar las dificultades encontradas por el profesor para impartir clases experimentales en el contexto de la enseñanza de la Química, y así contribuir al conocimiento científico de los estudiantes a partir de la elaboración de un material didáctico con indicadores naturales para la enseñanza de ácidos y bases. Esta investigación tiene como campo teórico autores como Catelan; Rinald (2018), Benite y Benite (2009), Monteiro (2014), Rodrigues; Leemos; Lima (2019) quienes buscan abordar las clases experimentales como estrategia didáctica para la enseñanza de la química; basado en la alfabetización científica (Chssot, 2016). La investigación se llevó a cabo en una escuela secundaria estatal, los sujetos de investigación son docentes y estudiantes. Las técnicas de recolección de datos se basaron en la entrevista semiestructurada y aplicación de cuestionarios. Para analizar los datos de la investigación se utilizó el Análisis Textual Discursivo (ATD) de Moraes y Galiazzi (2016). Como resultados y discusiones, la investigación demostró que el uso de actividades experimentales es una alternativa didáctica que ayuda a los estudiantes a comprender conceptos químicos, además de despertar su interés por participar en clases de química. También es evidente que la teoría por sí sola no es capaz de proporcionar un aprendizaje completo a los estudiantes. Es necesario buscar alternativas para explorar la mayor cantidad de información posible, brindando así a los estudiantes nuevas estrategias didácticas que permitan un mayor aprendizaje y menos dudas al contextualizar la enseñanza de la química. Por tanto, se concluye que la investigación aportó información de que la utilización de clases experimentales son alternativas que promoverán reflexiones críticas sobre la práctica docente basada en las clases experimentales como estrategia de enseñanza con el uso de productos naturales.
Keywords: Química - Estudo e ensino
Química - Experiências
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.subject.user???: Experimentação
Ensino e aprendizagem
Alfabetização científica
Teorias ácido-base
Produtos naturais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: RODRIGUES, Juan Jesus Pissango. Desafios e perspectivas sobre atividades experimentais: o uso de indicadores naturais extraídos na Região Amazônica como alternativa no ensino de Química em uma escola pública no município de Santo Antônio do Içá – Amazonas. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11043
Issue Date: 4-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JuanRodrigues_PPGECH 4.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.