???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11045
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Educação ambiental: concepções e práticas ambientais no Ensino Fundamental no município de Lábrea - AM |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Maria Augusta Galvão ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Lima, Renato Abreu |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Batista, Eliane Regina Martins |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Soares, Marcelo Dayron Rodrigues |
???metadata.dc.description.resumo???: | Em um mundo assolado pela crise ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge como um farol de esperança. Esta pesquisa teve como objetivo de estudo compreender como as professoras do Ensino Fundamental I desenvolvem a EA na Escola Municipal Coronel Labre, localizada na área rural do município de Lábrea/Amazonas. Neste trabalho, buscou-se investigar o seguinte problema: Como são desenvolvidas as práticas de Educação Ambiental conforme as orientações legais e curriculares para o Ensino Fundamental I na Escola Municipal Coronel Labre localizada na área rural do município de Lábrea – Amazonas. Esta pesquisa possuiu um caráter qualitativo e os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Deste modo, buscou-se um referencial teórico sobre o contexto histórico e o cenário educacional; a formação docente e a importância da Educação Ambiental na escola; a Educação Ambiental e a interdisciplinaridade; o papel da BNCC na promoção da Educação Ambiental. Para tanto, participaram dessa pesquisa três professoras do Ensino Fundamental I, sendo duas atuantes em 2024, formadas em pedagogia, e uma que lecionou na mesma turma no ano anterior (2023), formada em educação física. Nessa perspectiva, compreendeu-se o conhecimento dos professores sobre as questões ambientais, a formação profissional e as práticas docentes. A análise dos dados revelou que as professoras tendem a abordar o meio ambiente de forma naturalista, enfatizando a relação homem-natureza e a importância da preservação dos recursos naturais. Os resultados evidenciaram através da análise dos planos de ensino que a Educação Ambiental (EA) é abordada de forma superficial e fragmentada nas diversas disciplinas, evidenciando a necessidade de uma integração mais profunda da temática ao currículo escolar. Essa situação pode ser explicada pela falta de formação específica dos professores, a sobrecarga de trabalho e a ausência de políticas públicas que incentivem a EA nas escolas. Na análise de documentos, evidenciou-se a ausência de um Projeto Pedagógico (PP) na escola, revelando uma falha na estruturação da instituição. O PP é fundamental para a definição da identidade e dos objetivos da escola, além de orientar a elaboração de projetos e atividades pedagógicas. A pesquisa demonstrou que o currículo da Escola do Campo analisada apresenta dificuldades na concretização da transversalidade do ensino da EA proposto pelos documentos legislativos ambientais, sendo mínimo o diálogo das disciplinas com esta temática. As docentes entrevistadas destacaram a grave lacuna da ausência de materiais pedagógicos adequados para a implementação da Educação Ambiental (EA). Acreditamos que o estudo sobre concepções e práticas ambientais tem o potencial de promover uma transformação profunda na comunidade escolar, sensibilizando professores, alunos e demais membros para a importância das práticas ambientais. |
Abstract: | In a world ravaged by the environmental crisis, Environmental Education (EE) emerges as a beacon of hope. The aim of this research was to understand how teachers in Elementary School I develop EE at the Municipal School Coronel Labre, located in the rural area of the municipality of Lábrea/Amazonas state (Brazil). The study sought to investigate the following issue: How are Environmental Education practices developed in accordance with the legal and curricular guidelines for Elementary School I at the Municipal School Coronel Labre, located in the rural area of the municipality of Lábrea/Amazonas? This research had a qualitative nature, and the data were analyzed through Content Analysis, as proposed by Bardin (2016). Therefore, a theoretical framework was sought on the historical context and educational scenario; teacher training and the importance of Environmental Education in schools; Environmental Education and interdisciplinarity; and the role of the BNCC (National Common Curricular Base) in promoting Environmental Education. For this purpose, three Elementary School I teachers participated in the research, two of whom were active in 2024 and had degrees in Pedagogy, and one who taught the same class in the previous year (2023), with a degree in Physical Education. From this perspective, the research sought to understand the teachers' knowledge about environmental issues, their professional training, and teaching practices. The data analysis revealed that the teachers tend to approach the environment in a naturalistic way, emphasizing the relationship between humans and nature and the importance of preserving natural resources. The results, through the analysis of teaching plans, showed that Environmental Education (EE) is addressed in a superficial and fragmented manner across different subjects, highlighting the need for a deeper integration of the theme into the school curriculum. This situation can be explained by the lack of specific training for teachers, the overload of work, and the absence of public policies that promote EE in schools. In the document analysis, the absence of a Pedagogical Project (PP) at the school was highlighted, revealing a flaw in the institution's structure. The PP is essential for defining the school's identity and objectives, in addition to guiding the development of pedagogical projects and activities. The research showed that the curriculum at the analyzed rural school faces difficulties in implementing the transversal teaching of EE as proposed by environmental legislative documents, with minimal dialogue between subjects and this theme. The interviewed teachers emphasized the serious gap caused by the lack of appropriate teaching materials for the implementation of Environmental Education (EE). We believe that studying environmental concepts and practices has the potential to bring about a profound transformation in the school community, raising awareness among teachers, students, and other members about the importance of environmental practices. |
Keywords: | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Docência Documentos Curriculares Interdisciplinaridade Prática educativa |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | SANTOS, Maria Augusta Galvão. Educação ambiental: concepções e práticas ambientais no Ensino Fundamental no município de Lábrea - AM. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11045 |
Issue Date: | 27-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MariaAugustaSantos_PPGECH | 2.41 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.