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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A gestão escolar na escola do campo da cidade de Manaus/AM
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Gabriel Rodrigues do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nunes, Claudio Pinto
???metadata.dc.contributor.referee4???: Martins, Fernando José
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no período do doutoramento, no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no período referente ao primeiro semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2025. A partir da realidade concreta, suas mediações, contradições e possibilidades, a pesquisa teve o seguinte problema: as estruturas administrativas e pedagógicas da gestão escolar pensada pela SEMED-Manaus para as escolas do campo são trabalhadas numa perspectiva tecnicista e antidemocrática? Diante do problema para responder, a pesquisa teve os seguintes objetivos: Geral – Analisar a gestão escolar em duas escolas da rede municipal de Manaus, na área do campo. Os Específicos: 1) Investigar os fundamentos dos processos de gestão do capitalismo e a relação com a gestão da escola do campo; 2) Identificar os processos de gestão escolar definidos pela Semed/Manaus-AM e as propostas advindas dos Movimentos sociais do Campo Amazonas; 3) Compreender a gestão do trabalho da escola do campo na Semed/Manaus-AM de forma concreta através das percepções de professores(as) e gestores. Para respondê-la, o processo de investigação teórica encontra-se na base do Materialismo Histórico Dialético, tendo como principais teóricos: Paro (1992; 2023), Marx (2011), Enguita (1993), Borges e Mourão (2016). Nos procedimentos metodológicos inicialmente utilizamos as técnicas do levantamento bibliográfico (realizando mapeamento de produções científicas na perspectiva de situar a temática publicada em artigos, dissertações e teses, no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 2009 a 2020, em consideração ao cenário das políticas públicas no Brasil em relação à Educação do Campo, a pesquisa documental (análise de documentos) e de campo, em que se utilizou a pesquisa qualitativa tendo como técnicas: questionários e entrevistas semiestruturada com 4 (quatro) professores, 2 (dois) pedagogos e 2 (dois) gestores de duas escolas do campo, localizadas no entorno da cidade de Manaus/AM. Podemos confirmar a hipótese de tese de que os/as professores/as, na condição subalternizada dos trabalhadores da educação, refletem a importância da democratização na gestão escolar, mas há ausência de práticas de participação efetiva dos sujeitos da comunidade escolar de maneira que contribua significativamente para a autonomia e para a consolidação da gestão democrática.
Abstract: This work is the result of research carried out during the doctoral period, in the Doctorate in Education course of the Postgraduate Program in Education (PPGE), of the Faculty of Education, of the Federal University of Amazonas (UFAM), in the period referring to the first semester of 2021 to the first semester of 2025. Based on the concrete reality, its mediations, contradictions and possibilities, the research had the following problem: are the administrative and pedagogical structures of school management designed by SEMED-Manaus for rural schools worked from a technocratic and antidemocratic perspective? Faced with the problem to answer, the research had the following objectives: General – To analyze school management in two schools of the municipal network of Manaus, in the rural area. Specific: 1) To investigate the foundations of the management processes of capitalism and the relationship with the management of rural schools; 2) Identify the school management processes defined by Semed/Manaus-AM and the proposals arising from the Social Movements of the Amazonas Countryside; 3) Understand the management of the work of the rural school in Semed/Manaus-AM in a concrete way through the perceptions of teachers and managers. To answer it, the theoretical investigation process is based on Dialectical Historical Materialism, with the following main theorists: Paro (1992; 2023), Marx (2011), Enguita (1993), Borges and Mourão (2016). In the methodological procedures, we initially used the techniques of bibliographic survey (carrying out a mapping of scientific productions with the perspective of situating the theme published in articles, dissertations and theses, in the Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with a time frame from 2009 to 2020, considering the scenario of public policies in Brazil in relation to Rural Education, documentary research (document analysis) and field research, in which qualitative research was used with the following techniques: questionnaires and semi-structured interviews with 4 (four) teachers, 2 (two) pedagogues and 2 (two) managers of two rural schools, located in the surroundings of the city of Manaus/AM. We can confirm the thesis hypothesis that teachers, in the subordinate condition of education workers, reflect the importance of democratization in school management, but there is an absence of practices of effective participation of the subjects of the school community in a manner that contributes significantly to autonomy and the consolidation of democratic management.
Keywords: Escolas rurais - Organização e administração - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO RURAL
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Gestão escolar
School management
Escola do campo
Educação do campo
Amazônia
Field school
Field education
Amazon
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do. A gestão escolar na escola do campo da cidade de Manaus/AM. 2025. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11091
Issue Date: 30-May-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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