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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11181
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Óleos vegetais amazônicos: saberes e ensino de Ciências Ambientais |
???metadata.dc.creator???: | Lima, Hernilson da Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Martins, Lúcia Helena Pinheiro |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Silva, Antonia Ivanilce Castro da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Graça, Marlon Breno Costa Santos da |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Jesus, Edilza Laray de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A região amazônica concentra uma rica diversidade de plantas oleaginosas, cujos usos tradicionais refletem saberes ancestrais de grande relevância sociocultural e ambiental. No contexto da educação, quer seja ela básica, técnica ou tecnológica, reconhecer e valorizar esses conhecimentos pode fortalecer práticas pedagógicas contextualizadas e integradoras. Foi sob esse olhar que esta dissertação teve como objetivo principal desenvolver um produto educacional interdisciplinar a partir da percepção de educandos do IFAM – Campus Coari sobre os óleos vegetais amazônicos, visando o fortalecimento do ensino de Ciências Ambientais na Educação Básica. A proposta fundamenta-se na valorização dos saberes tradicionais e na utilização pedagógica de elementos naturais da região amazônica, articulando-os aos princípios do ensino contextualizado e da interdisciplinaridade. Este estudo dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o Objetivo 15 Vida Terrestre, que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Além disso, a proposta também se alinha ao Objetivo 4, Educação de Qualidade, cujo foco está em assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Para tanto, foi criada uma oleoteca, composta por amostras de óleos vegetais nativos e informações didáticas sobre suas propriedades, usos e importância cultural e ambiental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com estratégias metodológicas como rodas de conversa, dinâmicas de grupo, oficinas práticas e entrevistas com familiares dos educandos. O público-alvo foi composto por estudantes do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária, na modalidade integrada. As atividades permitiram mapear o conhecimento dos discentes e identificar saberes locais relacionados a óleos vegetais como andiroba, copaíba, tucumã e buriti. Os resultados indicaram que os usos medicinais, cosméticos e alimentares desses óleos estão fortemente enraizados na cultura familiar e comunitária local, sendo transmitidos oralmente entre gerações. A construção e implementação da I Oleoteca do IFAM Coari favoreceu a integração de conteúdos das áreas de Biologia, Química, Geografia, História e Artes, promovendo uma aprendizagem significativa, crítica e ambientalmente engajada. Além disso, os educandos demonstraram maior envolvimento nas atividades quando puderam relacionar os conteúdos escolares às suas vivências cotidianas. A pesquisa também evidenciou a necessidade de ampliar a visibilidade dos produtos amazônicos no ambiente escolar, muitas vezes ofuscados pela predominância de insumos industrializados e exógenos ao contexto local. Conclui-se que a valorização dos saberes tradicionais e a inserção de práticas pedagógicas contextualizadas fortalecem o processo de ensino-aprendizagem e contribuem para a formação de sujeitos críticos, conscientes e comprometidos com a conservação da biodiversidade. Recomenda-se que estudos futuros explorem a replicação da oleoteca em outras instituições da Amazônia e do Brasil, bem como sua ampliação para diferentes níveis de ensino e comunidades rurais. Tais iniciativas podem contribuir para consolidar um ensino ambiental mais inclusivo, participativo e alinhado às realidades socioculturais dos territórios amazônicos. |
Abstract: | The Amazon region boasts a rich diversity of oilseed plants, whose traditional uses reflect ancestral knowledge of great sociocultural and environmental relevance. In the context of education, whether basic, technical, or technological, recognizing and valuing this knowledge can strengthen contextualized and integrative pedagogical practices. With this in mind, this dissertation's main objective was to develop an interdisciplinary educational product based on the perceptions of students at IFAM – Coari Campus about Amazonian vegetable oils, aiming to strengthen the teaching of Environmental Sciences in Basic Education. The proposal is based on the appreciation of traditional knowledge and the pedagogical use of natural elements from the Amazon region, linking them to the principles of contextualized teaching and interdisciplinarity. This study aligns with the United Nations (ONU) Sustainable Development Goals (SDGs), particularly Goal 15, Life on Land, which aims to protect, restore, and promote sustainable use of terrestrial ecosystems, sustainably manage forests, combat desertification, halt and reverse land degradation, and halt biodiversity loss. Furthermore, the proposal also aligns with Goal 4, Quality Education, which focuses on ensuring inclusive, equitable, and quality education, promoting lifelong learning opportunities for all. To this end, an oil library was created, comprising samples of native vegetable oils and educational information on their properties, uses, and cultural and environmental significance. The research adopted a qualitative approach, with methodological strategies such as discussion circles, group dynamics, practical workshops, and interviews with students' families. The target audience was third-year students of the integrated technical program in Agriculture. The activities enabled students' knowledge to be mapped and local traditions related to vegetable oils such as andiroba, copaíba, tucumã, and buriti to be identified. The results indicated that the medicinal, cosmetic, and culinary uses of these oils are deeply rooted in local family and community culture, being passed down orally from generation to generation. The construction and implementation of the 1st IFAM Coari Oil Library favored the integration of content from the areas of Biology, Chemistry, Geography, History, and Arts, fostering meaningful, critical, and environmentally engaged learning. Furthermore, students demonstrated greater engagement in the activities when they were able to relate the school content to their daily experiences. The research also highlighted the need to increase the visibility of Amazonian products in the school environment, often overshadowed by the predominance of industrialized inputs foreign to the local context. The conclusion is that valuing traditional knowledge and incorporating contextualized pedagogical practices strengthen the teaching-learning process and contribute to the development of critical, conscious individuals committed to biodiversity conservation. Future studies are recommended to explore the replication of the oleo library in other institutions in the Amazon and Brazil, as well as its expansion to different educational levels and rural communities. Such initiatives can contribute to consolidating more inclusive, participatory environmental education aligned with the sociocultural realities of the Amazonian territories |
Keywords: | Óleos vegetais - Amazônia Plantas oleaginosas - Amazônia |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | OUTROS: CIENCIAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Óleos vegetais amazônicos Ciências Ambientais Saberes tradicionais Mestrado Profissional |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | LIMA, Hernilson da Silva. Óleos vegetais amazônicos: saberes e ensino de Ciências Ambientais. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11181 |
Issue Date: | 29-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
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