???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11185
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | De cidadã de segunda classe ao fundo do poço: queda e ascensão sociais de Adah nas obras de Buchi Emecheta |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Danielle Fabrício dos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Alves, Elis Regina Fernandes |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Zucolo, Nícia Petreceli |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Araújo, Adriana da Silva |
???metadata.dc.description.resumo???: | Essa pesquisa propõe uma análise das obras Cidadã de Segunda Classe (1974) e No Fundo do Poço (1972), da escritora nigeriana Buchi Emecheta, sob a perspectiva dos estudos culturais, do feminismo negro e da interseccionalidade. A partir da trajetória da protagonista Adah, o trabalho busca refletir sobre temas como identidade, opressão patriarcal, racismo, classe social e migração, conectando os desafios enfrentados pela personagem às realidades vividas por muitas mulheres negras, pobres e imigrantes. Dividido em três capítulos, o estudo contextualiza historicamente a Nigéria e analisa o desenvolvimento de Adah como personagem em meio a adversidades que marcam seu processo de amadurecimento pessoal e social. No primeiro capítulo, é discutido como os conceitos de identidade e colonialismo moldam a vida de Adah desde sua infância, utilizando os autores Hall (2006, 2003), Bilge e Collins (2020), entre outros. O segundo capítulo aprofunda-se nas vertentes do feminismo negro e decolonial, abordando como a exclusão de mulheres negras das primeiras ondas feministas influenciou o surgimento de movimentos que articulam raça, classe e gênero de forma integrada, utilizando autoras como Davis (2016), hooks (2019), Vergés (2020) e Lugones (2020). Já o terceiro capítulo introduz a teoria da interseccionalidade, ampliando a análise da protagonista ao considerar as múltiplas camadas de opressão que ela vivencia enquanto mulher negra, nigeriana, mãe solo e imigrante, baseando-se em autoras como Crenshaw (1989) e Akotirene (2019). Além da análise teórica, a dissertação realiza uma análise dos elementos literários das obras, observando aspectos como o arco narrativo de Adah, o ponto de vista utilizado por Emecheta e o papel da protagonista como uma heroína fora dos padrões impostos pela sociedade patriarcal e capitalista, trazendo autores como Moretti (2020), Genette (1979), Friedman (2002) e Lukács (2000). A autora nigeriana, cuja trajetória de vida tem paralelos com a de sua personagem, escreve com forte teor autobiográfico, crítica social e humor ácido, conferindo à sua literatura ficção narrativa um caráter de denúncia e resistência. A relevância do trabalho está em trazer visibilidade à literatura africana de autoria feminina, ainda pouco discutida em língua portuguesa. Ao unir análise literária e crítica social, a pesquisa evidencia o poder da literatura como instrumento de empoderamento e conscientização, especialmente para mulheres negras e marginalizadas. Assim, contribui para ampliar o debate acadêmico sobre as múltiplas formas de opressão enfrentadas por essas mulheres, além de estimular o reconhecimento de suas vozes e experiências. A análise revelou Adah como um indivíduo fragmentado pelas diferentes influências culturais e pressões sociais que a cercam, em constante desacordo com o mundo moderno em que está inserida. |
Abstract: | This research proposes an analysis of the works Second-Class Citizen (1974) and In the Ditch (1972), by Nigerian writer Buchi Emecheta, from the perspective of cultural studies, black feminism, and intersectionality. Based on the trajectory of the protagonist Adah, the work seeks to reflect on themes such as identity, patriarchal oppression, racism, social class, and migration, connecting the challenges faced by the character to the realities experienced by many black, poor, and immigrant women. Divided into three chapters, the study contextualizes Nigeria historically and analyzes Adah's development as a character amidst adversities that mark her process of personal and social maturation. The first chapter discusses how the concepts of identity and colonialism shape Adah's life since her childhood, using authors such as Hall (2006, 2003), Bilge and Collins (2020), among others. The second chapter deepens into the strands of black and decolonial feminism, addressing how the exclusion of black women from the first waves of feminism influenced the emergence of movements that articulate race, class and gender in an integrated way, using authors such as Davis (2016), hooks (2019), Vergés (2020) and Lugones (2020). The third chapter introduces the theory of intersectionality, expanding the protagonist's analysis by considering the multiple layers of oppression that she experiences as a black, Nigerian woman, single mother and immigrant, based on authors such as Crenshaw (1989) and Akotirene (2019). In addition to the theoretical analysis, the dissertation analyzes the literary elements of the works, observing aspects such as Adah's narrative arc, the point of view used by Emecheta, and the protagonist's role as a heroine outside the standards imposed by the patriarchal and capitalist society, bringing together authors such as Moretti (2020), Genette (1979), Friedman (2002), and Lukács (2000). The Nigerian author, whose life trajectory has parallels with that of her character, writes with a strong autobiographical tone, social criticism, and acid humor, giving her narrative fiction a character of denunciation and resistance. The relevance of the work lies in bringing visibility to African literature written by women, which is still little discussed in the Portuguese language. By combining literary analysis and social criticism, the research highlights the power of literature as an instrument of empowerment and awareness, especially for black and marginalized women. Thus, it contributes to broadening the academic debate on the multiple forms of oppression faced by these women, in addition to encouraging the recognition of their voices and experiences. The analysis revealed Adah as an individual fragmented by the different cultural influences and social pressures that surround her, in constant disagreement with the modern world in which she is inserted. |
Keywords: | Feminismo e literatura Racismo – Aspectos sociais |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Cidadã de segunda classe No fundo do poço Feminismo negro Interseccionalidade Identidade |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Citation: | SANTOS, Danielle Fabrício dos. De cidadã de segunda classe ao fundo do poço: queda e ascensão sociais de Adah nas obras de Buchi Emecheta. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11185 |
Issue Date: | 13-Jun-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_DanielleSantos_PPGL | 770.51 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.