???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Valéria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237377097300600eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Cássia Maria Bezerra do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535eng
dc.contributor.referee1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948051084706137eng
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/86298287860645eng
dc.date.issued2025-04-16-
dc.identifier.citationLIMA, Valéria de Oliveira. A mediação docente no letramento literário: o professor como agente transformador nos anos finais. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11216-
dc.description.resumoO papel do professor no Ensino de Literatura deve ser o de mediador. Esta é a assertiva que conduz esta dissertação. Seu objetivo é discutir o papel do professor como agente de letramento literário na prática do ensino de literatura nos anos finais, bem como investigar as abordagens no campo do ensino da literatura, partindo do professor como agente desse processo, por meio de análise de um projeto de letramento literário, realizado com estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Manaus/AM, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), no ano de 2022. Os procedimentos metodológicos adotados centraram-se na pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, aliada à pesquisa de natureza bibliográfica centrada nos conceitos de ensino de literatura, leitura literária, letramento literário e mediação. Para tanto, o embasamento das investigações contou com Cosson (2009, 2014, 2014a, 2014b, 2020, 2021, 2021a), Cosson e Souza (2011) Cosson e Paulino (2009), Paulino (1998), Zilberman (2008, 2012), Petit (2009, 2013), Colomer (2007), Candido (1998), Segabinazi (2016), Cavalcante (2018), Sousa e Segabinazi (2019) e Cavalcante (2018), Munita (2021), dentre outros. O corpus de análise constituiu-se a partir dos dados originados do referido projeto, junto a lista de projetos aprovados no Programa Ciência na Escola da FAPEAM, no período de 2020 a 2023, da análise dos Relatórios do Programa Viajando na Leitura da Semed/Manaus e do Currículo Escolar Municipal (CEM). A análise evidenciou que a mediação da leitura literária é condição essencial para a efetivação do letramento literário. Cabe ao professor oferecer oportunidades de manuseio da linguagem literária, planejar, organizar e articular a metodologia adequada, sistematizar estratégias de leitura dos textos literários em sala de aula, para atender às distintas necessidades dos alunos, apoiando-os na leitura, interpretação e expansão dos sentidos nos textos literários. Para tanto, é imprescindível que o professor seja um leitor. Sendo assim, este trabalho possibilitou reflexões para repensar a prática pedagógica dos docentes no que se refere à leitura literária em sala de aula nos Anos Finais do Ensino Fundamental, além de fortalecer o direito à igualdade e à literatura na educação básica.eng
dc.description.abstractThe role of the teacher in Literature Teaching should be that of a mediator. This is the assertion that guides this dissertation. Its objective is to discuss the role of the teacher as an agent of literary literacy in the practice of teaching literature in the final years, as well as to investigate the approaches in the field of literature teaching, starting from the teacher as an agent of this process, through the analysis of a literary literacy project, carried out with 9th grade students in the final years of elementary school at a municipal public school in Manaus/AM, together with the Amazonas Research Support Foundation (FAPEAM), through the Science in School Program (PCE), in 2022. The methodological procedures adopted focused on exploratory research, with a qualitative approach, combined with bibliographic research focused on the concepts of literature teaching, literary reading, literary literacy, and mediation. To this end, the investigations were supported by Cosson (2009, 2014, 2014a, 2014b, 2020, 2021, 2021a), Cosson and Souza (2011) Cosson and Paulino (2009), Paulino (1998), Zilberman (2008, 2012), Petit (2009, 2013), Colomer (2007), Candido (1998), Segabinazi (2016), Cavalcante (2018), Sousa and Segabinazi (2019) and Cavalcante (2018), Munita (2021), among others. The corpus of analysis was constituted from the data originated from the aforementioned project, together with the list of projects approved in the Science in School Program of FAPEAM, from 2020 to 2023, from the analysis of the Reports of the Viajando na Leitura Program of Semed/Manaus and the Municipal School Curriculum (CEM). The analysis showed that the mediation of literary reading is an essential condition for the realization of literary literacy. It is up to the teacher to offer opportunities to use literary language, plan, organize and articulate the appropriate methodology, systematize strategies for reading literary texts in the classroom, to meet the different needs of students, supporting them in reading, interpreting and expanding the meanings in literary texts. To this end, it is essential that the teacher be a reader. Therefore, this work allowed reflections to rethink the pedagogical practice of teachers regarding literary reading in the classroom in the Final Years of Elementary School, in addition to strengthening the right to equality and literature in basic education.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88354/DISS_ValeriaLima_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores de literaturapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleA mediação docente no letramento literário: o professor como agente transformador nos anos finaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoAcho interessante informar que é uma pesquisa atual por se tratar do Letramento Litérário.eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2921-0859eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5344-775Xeng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5845-8079eng
dc.subject.userEnsino de literaturapor
dc.subject.userLiterature Teachingeng
dc.subject.userLetramento literáriopor
dc.subject.userMediaçãopor
dc.subject.userProfessorpor
dc.subject.userAnos Finaispor
dc.subject.userLiterary Literacyeng
dc.subject.userMediationeng
dc.subject.userFinal Years of Basic Educationeng
dc.subject.userTeachereng
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ValeriaLima_PPGL.pdf3.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.