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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Multilinguismo na perspectivas de docentes do ensino fundamental I: impactos do fluxo migratório em uma escola da zona centro-sul de Manaus
???metadata.dc.creator???: Antony, Gena Carol D'gaut Pinto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rodrigues, Luana Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Berger, Ísis Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marruche, Vanessa de Sales
???metadata.dc.description.resumo???: O multilinguismo, intensificado pelos fluxos migratórios contemporâneos, configura-se como um desafio e uma oportunidade no contexto educacional brasileiro. Este trabalho objetivou investigar as concepções e os principais desafios enfrentados por docentes do Ensino Fundamental I de uma escola pública da Zona Centro-Sul de Manaus diante da crescente pluralidade linguística em sala de aula. A pesquisa partiu da premissa de que o Brasil, apesar de sua realidade multilíngue, mantém práticas escolares predominantemente monolíngues, centradas na norma-padrão do português, desconsiderando a pluralidade de línguas presentes nos espaços educacionais. Com abordagem qualitativa, natureza básica e objetivos exploratórios, o estudo adotou como método o estudo de caso instrumental. Os dados foram gerados por meio de questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pesquisada, e analisados com base na Análise de Conteúdo Temática, segundo Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores reconhecem o multilinguismo como um fenômeno presente e crescente no cotidiano escolar, especialmente após o aumento da migração venezuelana para Manaus. No entanto, enfrentam dificuldades significativas para atender pedagogicamente aos alunos migrantes, sobretudo por limitações na formação inicial e ausência de capacitação continuada voltada para a diversidade linguística. Observou-se, ainda, a escassez de suporte institucional e de políticas públicas efetivas que orientem práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis às línguas dos estudantes. A pesquisa revelou também um descompasso entre os discursos oficiais que reconhecem a diversidade linguística como um valor e as práticas escolares que ainda operam sob uma lógica de homogeneização. Os docentes relataram a falta de materiais didáticos adequados, de estratégias de ensino intercultural e de formação específica para atuar em contextos multilíngues. Em contrapartida, demonstraram abertura e disposição para adaptar suas práticas, desde que recebam apoio institucional e formação adequada. Concluiu-se que o reconhecimento do multilinguismo como um direito educacional exige a articulação entre políticas linguísticas, formação docente e práticas pedagógicas contextualizadas. A escola, como espaço social privilegiado, precisa garantir o acolhimento linguístico e cultural dos estudantes migrantes, promovendo uma educação que valorize a diversidade e combata a exclusão simbólica.
Abstract: Multilingualism, intensified by contemporary migratory flows, is both a challenge and an opportunity in the Brazilian educational context. The aim of this study was to investigate the conceptions and main challenges faced by primary school teachers in a public school in the central-southern area of Manaus in the face of growing linguistic diversity in the classroom. The research started from the premise that Brazil, despite its multilingual reality, maintains predominantly monolingual school practices, centered on standard Portuguese, disregarding the plurality of languages present in educational spaces. With a qualitative approach, basic nature and exploratory objectives, the study adopted the instrumental study case method. The data were collected through semi-structured questionnaires applied to teachers at the school and analyzed using Thematic Content Analysis, according to Bardin (2016). The results showed that teachers recognize multilingualism as a present and growing phenomenon in everyday school life, especially after the increase in Venezuelan migration to Manaus. However, they face significant difficulties in providing pedagogical support to migrant students, mainly due to limitations in their initial training and the lack of ongoing training focused on linguistic diversity. There is also a lack of institutional support and effective public policies to guide inclusive pedagogical practices that are sensitive to the students' languages. The research also revealed a mismatch between official discourses that recognize linguistic diversity as a value and school practices that still operate under a logic of homogenization. Teachers reported a lack of suitable teaching materials, intercultural teaching strategies and specific training to work in multilingual contexts. On the other hand, they showed openness and willingness to adapt their practices, provided they receive institutional support and adequate training. It was concluded that the recognition of multilingualism as an educational right requires the articulation of language policies, teacher training and contextualized pedagogical practices. The school, as a privileged social space, needs to guarantee the linguistic and cultural reception of migrant students, promoting an education that values diversity and combats symbolic exclusion.
Keywords: Educação multilíngue - Manaus (AM)
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Multilinguismo - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Multilinguismo
Fluxo migratório
Formação docente
Ensino básico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: ANTONY, Gena Carol D'gaut Pinto. O Multilinguismo na perspectivas de docentes do ensino fundamental I: impactos do fluxo migratório em uma escola da zona centro-sul de Manaus. 2025. 141f. Dissertação (Mestrado em Letras, Universidade Federal do Amazonas) - Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11238
Issue Date: 29-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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