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dc.creatorAndrade Filho, Lázaro Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972063322600138eng
dc.contributor.advisor1Noronha, Nelson Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356531305834444eng
dc.contributor.referee1Costa, Valcicléia Pereira da-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.citationANDRADE FILHO, Lázaro Santos de. Sócrates educador: leituras e debates filosóficos com o uso de tecnologias digitais. 2025. 179 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11250-
dc.description.resumoA dissertação busca demonstrar como a aplicação de técnicas de leitura e interpretação de textos filosóficos em sala de aula com o auxílio de plataformas digitais pode ser usada exitosamente como recurso para o desenvolvimento de aprendizagens de filosofia no Ensino Médio. Quais os elementos educacionais no “Laques” de Platão à luz dos conceitos foucaultianos e do método socrático como uma tecnologia na formação do cidadão? Para responder a este questionamento faz-se necessário identificar os elementos educacionais presentes no diálogo platônico “Laques” à luz dos conceitos foucaultianos de parresía, exame e epimeleia assim também como a prática educativa socrática que operava como uma tecnologia na formação do cidadão. Interpretar o diálogo “Laques” de Platão através de análise tridimensional (textual/temática/interpretativa) demonstrando que o método socrático articula à epimeleia heatoû foucautiana. Promover espaços dialógicos em sala de aula a partir do “Laques” e outros textos como ferramentas nas plataformas digitais. A pesquisa é qualitativa, genealógica, fenomenológica e hermenêutica utilizando como instrumentos a coleta de dados. Mediante a análise estrutural e genética do diálogo "Laques", de Platão, desenvolveram-se as etapas do trabalho: contextualização, registro documental, exame e recenseamento do texto e consultas aos comentadores para, em seguida, indicarem-se as técnicas utilizadas para a leitura e as atividades interativas presenciais e online em sala de aula. A base empírica da pesquisa foi a experiência pessoal do pesquisador, que por mais de 15 anos, atuou como docente em escolas públicas e privadas no estado de Amazonas. Os resultados foram sintetizados em uma proposta de modelo para a utilização em sala de aula do "Laques" como texto didático, com o auxílio de plataformas digitais, no ensino de filosofia para o Ensino Médio.eng
dc.description.abstractThe dissertation seeks to demonstrate how the application of reading and interpretation techniques for philosophical texts in the classroom, with the aid of Digital Platforms, can be successfully used as a resource for the development of philosophy learning in High School. What are the educational elements in Plato's "Laches" in light of Foucaultian concepts and the Socratic method as a technology in the formation of the citizen? To answer this question, it is necessary to identify the educational elements present in the Platonic dialogue "Laches" in light of the Foucaultian concepts of parrhesia, examination, and epimeleia, as well as the Socratic educational practice that operated as a technology in the formation of the citizen. Interpret Plato's dialogue "Laches" through a three-dimensional analysis (textual/thematic/interpretative), demonstrating that the Socratic method is linked to the Foucaultian epimeleia heautou. Promote dialogical spaces in the classroom based on "Laches" and other texts as tools on digital platforms. The research is qualitative, genealogical, phenomenological, and hermeneutical, using data collection as its instruments. Through the structural and genetic analysis of Plato's dialogue Laches, the stages of the work were developed: contextualization, documentary record, examination and survey of the text, consultations with commentators, and then the indication of the techniques used for reading and interactive in-person and online classroom activities. The empirical basis of the research was the personal experience of the researcher, who for over fifteen years worked as a teacher in public and private schools in the state of Amazonas. The results were synthesized into a proposed model for using Laches as a didactic text in the classroom, with the aid of digital platforms, for teaching philosophy in High School.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88703/DISS_LazaroAndradeFilho_PPGFILO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e Ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIAeng
dc.titleSócrates Educador: leituras e debates filosóficos com o uso de tecnologias digitaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoSem dificuldades.eng
dc.subject.userFilosofiapor
dc.subject.user“Laques”por
dc.subject.userPlatãopor
dc.subject.userPlataformas digitaispor
dc.subject.userEnsino de filosofiapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

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