???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11250
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sócrates Educador: leituras e debates filosóficos com o uso de tecnologias digitais
???metadata.dc.creator???: Andrade Filho, Lázaro Santos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação busca demonstrar como a aplicação de técnicas de leitura e interpretação de textos filosóficos em sala de aula com o auxílio de plataformas digitais pode ser usada exitosamente como recurso para o desenvolvimento de aprendizagens de filosofia no Ensino Médio. Quais os elementos educacionais no “Laques” de Platão à luz dos conceitos foucaultianos e do método socrático como uma tecnologia na formação do cidadão? Para responder a este questionamento faz-se necessário identificar os elementos educacionais presentes no diálogo platônico “Laques” à luz dos conceitos foucaultianos de parresía, exame e epimeleia assim também como a prática educativa socrática que operava como uma tecnologia na formação do cidadão. Interpretar o diálogo “Laques” de Platão através de análise tridimensional (textual/temática/interpretativa) demonstrando que o método socrático articula à epimeleia heatoû foucautiana. Promover espaços dialógicos em sala de aula a partir do “Laques” e outros textos como ferramentas nas plataformas digitais. A pesquisa é qualitativa, genealógica, fenomenológica e hermenêutica utilizando como instrumentos a coleta de dados. Mediante a análise estrutural e genética do diálogo "Laques", de Platão, desenvolveram-se as etapas do trabalho: contextualização, registro documental, exame e recenseamento do texto e consultas aos comentadores para, em seguida, indicarem-se as técnicas utilizadas para a leitura e as atividades interativas presenciais e online em sala de aula. A base empírica da pesquisa foi a experiência pessoal do pesquisador, que por mais de 15 anos, atuou como docente em escolas públicas e privadas no estado de Amazonas. Os resultados foram sintetizados em uma proposta de modelo para a utilização em sala de aula do "Laques" como texto didático, com o auxílio de plataformas digitais, no ensino de filosofia para o Ensino Médio.
Abstract: The dissertation seeks to demonstrate how the application of reading and interpretation techniques for philosophical texts in the classroom, with the aid of Digital Platforms, can be successfully used as a resource for the development of philosophy learning in High School. What are the educational elements in Plato's "Laches" in light of Foucaultian concepts and the Socratic method as a technology in the formation of the citizen? To answer this question, it is necessary to identify the educational elements present in the Platonic dialogue "Laches" in light of the Foucaultian concepts of parrhesia, examination, and epimeleia, as well as the Socratic educational practice that operated as a technology in the formation of the citizen. Interpret Plato's dialogue "Laches" through a three-dimensional analysis (textual/thematic/interpretative), demonstrating that the Socratic method is linked to the Foucaultian epimeleia heautou. Promote dialogical spaces in the classroom based on "Laches" and other texts as tools on digital platforms. The research is qualitative, genealogical, phenomenological, and hermeneutical, using data collection as its instruments. Through the structural and genetic analysis of Plato's dialogue Laches, the stages of the work were developed: contextualization, documentary record, examination and survey of the text, consultations with commentators, and then the indication of the techniques used for reading and interactive in-person and online classroom activities. The empirical basis of the research was the personal experience of the researcher, who for over fifteen years worked as a teacher in public and private schools in the state of Amazonas. The results were synthesized into a proposed model for using Laches as a didactic text in the classroom, with the aid of digital platforms, for teaching philosophy in High School.
Keywords: Filosofia - Estudo e Ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
???metadata.dc.subject.user???: Filosofia
“Laques”
Platão
Plataformas digitais
Ensino de filosofia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: ANDRADE FILHO, Lázaro Santos de. Sócrates educador: leituras e debates filosóficos com o uso de tecnologias digitais. 2025. 179 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11250
Issue Date: 8-Oct-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LazaroAndradeFilho_PPGFILO.pdf 3.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.