Recent Submissions
Caminho para educação de uma ética ambiental aplicada ao ensino de filosofia
Esta dissertação examina a interseção entre ética, educação, filosofia e preservação ambiental, com ênfase na crise ambiental contemporânea. Fundamentada no Princípio Responsabilidade de Hans Jonas, a pesquisa propõe uma reflexão ética sobre a relação entre as ações humanas e a sobrevivência do planeta. Jonas destaca a necessidade de um compromisso ético com o futuro, considerando a vulnerabilidade da natureza e os impactos irreversíveis das tecnologias modernas. A heurística do medo, conceit...
Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à margem, criando lacunas epistemológicas que persistem na educação filosófica. Utilizando um enfoque genealógico inspirado em Michel Foucault, a pesquisa dialoga com pensadoras como Simone de B...
Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
No mundo contemporâneo, a tolerância é mais necessária do que nunca. Vivemos em uma época marcada pelo cosmopolitismo e multiculturalismo, pela acelerada mobilidade humana, da comunicação digital e da transformação de novas formas de organização social, fazendo do mundo atual a marca da diversidade, levando em muitos momentos a intensificações de animosidades e intolerâncias, produzindo conflitos que atingem todos os estratos da vida humana (sociedade, família, escola...). A filosofia com seu...
Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
A sala de aula é um espaço de socialização, construção de conhecimento e de politização. Em ditos tempos caóticos de reformulação do ensino médio brasileiro, é preciso pensar em práticas que correspondam às exigências legais e que promovam reflexões filosóficas consistentes entre os estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia na forma de um guia de leitura das “Teses sobre Feuerbach”, de Karl Marx, que implique na co...
Filosofia política e educação em Aristóteles: contribuição para a formação democrática do educando no ensino médio
Atravessando os séculos, a Política tem permanecido presente na história e contribuído para as várias organizações dos mais diversos povos. Os gregos perceberam a importância e a pertinência da temática e buscaram investigar a sua relevância por meio da Filosofia. A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia no campo da filosofia política que desenvolva o diálogo e a participação crítica-política dos estudantes da educa...
A arte de filosofar o mundo: a arte trágica como despertar da experiência reflexiva na EJA
Nas trilhas da reflexão e da criação, este trabalho se ergue como um farol a iluminar os horizontes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Amazonas. A essência de sua jornada é propiciar a experiência reflexiva por meio da arte, especificamente da arte trágica, imbuída na filosofia de Nietzsche, que propõe caminhos para uma formação estética da existência. No epicentro dessa busca, desenha-se uma oficina arte-filosófica de análise de textos teatrais. Ela é um convite para os educandos mergu...
O conceito de coração em Jean-Jacques Rousseau: conselhos de prudência para aulas de filosofia no ensino médio
A experiência docente no ensino escolar de filosofia para turmas do Ensino Médio envolve uma miríade de dificuldades. Entre estas, a grande quantidade de turmas e a tendência dos estudantes a encarar a escola com uma postura defensiva, que não favorece a interação com o educador. A prática comum é responder a este comportamento utilizando-se de ferramentas de coerção, capazes de obrigar os estudantes a uma colaboração forçada, o que reduz a eficácia pedagógica e didática do ensino. É neste co...
Tecnologia e ética: a formação cidadã para a responsabilidade
A presente pesquisa é fruto de uma inquietação provocada pelos vivenciados problemas humanos de ordem moral que se reproduzem concomitante à massificação das tecnologias. Parte da compreensão de que o atual estágio tecnológico está eivado de um poder ameaçador, por não estar mais totalmente sob controle humano, capaz de estender-se a um futuro longínquo. Para tanto, busca problematizar as tecnologias na escola por meio da filosofia, desvelando seus potenciais malefícios, os quais são minimiza...
Filosofia e interculturalidade: um estudo sobre o ensino da filosofia na Escola Estadual Indígena Ticuna Almirante Tamandaré
A dissertação tem como temática “Filosofia e interculturalidade: um estudo sobre o ensino da Filosofia na Escola Estadual Indígena Ticuna Almirante Tamandaré”. Indubitavelmente, a filosofia sempre fez parte das reflexões do dia a dia do ser humano, seja de forma direta ou indiretamente. A interculturalidade entra em cena como forma de mostrar a importância de conhecer, interagir e respeitar outras culturas e grupos étnicos sem deixar de lado a essência da identidade cultural. Trabalhar filoso...
O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subje...
Filosofia no ensino médio: a sala de aula como espaço para desenvolver a experiência filosófica como crítica do cotidiano
O foco deste trabalho investigativo está enquadrado na possibilidade de pensar e desenvolver uma proposta alternativa para o ensino de filosofia no nível médio da educação no país que envolva o conteúdo do pensamento e o exercício do pensar filosoficamente usando a sala de aula de Filosofia como espaço fecundo para o devir da experiência do filosofar mediante a reflexão crítica dos/as jovens em relação ao contexto cultural no qual estão inseridos e, do qual recebem suas influências. Para resp...
O ensino de filosofia no ensino fundamental: a transversalidade na construção de uma educação democrática
O Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental, ainda que com caráter facultativo, é tema de diversas discussões. Além de ser ofertado em várias instituições escolares privadas, é também um componente presente na matriz curricular de algumas redes públicas municipais de ensino, como, por exemplo, em Manaus. A presente pesquisa investiga as abordagens e possibilidades do Ensino de Filosofia na etapa intermediária da educação básica (ensino fundamental), procurando, num primeiro momento, compreend...
A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio
A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o deb...
Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia
Este trabalho de pesquisa busca estender os limites do mundo dos jogos de tabuleiro e os limites das aulas de filosofia até encontrar um filosofar lúdico, como limiar capaz de promover a construção do conhecimento escolar, a partir de elementos estéticos, tecnológicos, mecânicos e narrativos contextualizados em manifestações e práticas culturais amazônidas. Partimos da ideia de Rubem Alves (2011) que existe uma dinâmica cognitiva, com requintes de ludicidade, capaz de promover a formação do c...
O ensino de filosofia entre vida ativa e vida contemplativa: possibilidade da experiência de pensar e pensar a experiência no nível médio
A presente dissertação trata sobre uma proposta de abordagem metodológica como exercício de pensamento, por metáforas, para o ensino de filosofia no nível médio considerando a concepção de pensar em Hannah Arendt. Para enfrentar adequadamente as implicações do respectivo objeto de estudo foi estabelecido como objetivo geral a ideia de investigar o estatuto do pensar e as pistas metodológicas nas obras de Hannah Arendt, com destaque para A condição humana e A vida do espírito, ao passo de poss...
Intertextualidade no Ensino de Filosofia em Nível Médio
A filosofia, a ciência e arte são conhecimentos que se completam, porque são igualmente criadores e trabalham com o pensamento. A questão é saber como trabalhar com a filosofia no Ensino Médio, qual a sua tarefa nessa modalidade de Ensino. A proposta presente buscou identificar no existencialismo, a partir da obra O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre, uma possibilidade de fazer com que os alunos desse segmento escolar descubram suas individualidades e subjetividades, como con...
Foucault: a educação para a autonomia
O presente trabalho focaliza o pensamento do filósofo francês Michel Foucault como uma ferramenta a ser utilizada em sala de aula por professores de Filosofia problematizando uma educação para a autonomia na perspectiva do filósofo. Desta forma, o conceito de filosofia ganha uma nova roupagem, a de ser uma “ontologia do presente”, isto é, produzir um diagnóstico da atualidade a partir das relações, das experiências do sujeito consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o cerca. Por conseguin...
A questão do método em Descartes: abordagem metodológica para o ensino de filosofia no nível médio
A questão do método é uma discussão antiga no meio acadêmico, e, ainda se constitui como um problema difícil de ser superado, principalmente no âmbito da Filosofia onde encontra profundas resistências. Entender como e por que um filósofo ou um pensador desenvolve suas ideias e as expõe em sua obra, não é tarefa muito fácil, pois o autor está sempre sujeito a diferentes e até distorcidas interpretações. O objetivo desta dissertação é compreender o método da forma expressada no pensamento do fi...
História da filosofia no ensino da filosofia: reflexão para pensar a filosofia no ensino médio, segundo Hegel
É possível ensinar Filosofia no ensino médio sem recorrer à história da filosofia e aos seus conteúdos filosóficos? De acordo com o filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831), a resposta parece ser negativa. Para o filósofo, que parece ter sido o primeiro, depois de Aristóteles, a elaborar uma periodização da história da filosofia, os textos filosóficos da tradição produzidos ao longo de dois mil e seiscentos anos, apresentam o maior dos tesouros: o conhecimento racional. Além de imprescindív...
A docência de Filosofia frente às novas tecnologias: desafios para novos tempos
Essa pesquisa tem como proposta cogitar a filosofia no chão da escola. Certamente, a filosofia como “ciência da existência” sempre se fez presente no processo de transformação da cultura humana. A prática do cogito está enraizada no labor do docente, que se faz presente em uma época nova, num ‘mundo virtual do pensamento’ que sempre existiu e que se concretiza no dia a dia do homem contemporâneo. Por isso, a análise foi conduzida a partir da obra As tecnologias da inteligência: o futuro do pe...
- 23 UFAM
- 23 Dissertação