???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11288
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A web-rádio como plataforma educativa e dialógica para temas ambientais
???metadata.dc.creator???: Ferreira Neto, Carlos Henrique 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lopes, Felipe Vlaxio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Romano, Roberta Giraldi
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, as tecnologias atingiram um nível tão elevado que estão presentes em todos os ambientes e segmentos. A digitalização desses processos, ao longo do tempo, trouxe inúmeras possibilidades de ferramentas e recursos que hoje se tornaram indispensáveis. Um dos segmentos que passou por esse processo de globalização digital foi o rádio, cuja principal finalidade é a comunicação e o entretenimento. Atualmente, as web rádios continuam cumprindo esse objetivo e, aliadas aos recursos digitais disponíveis, tornaram-se uma poderosa ferramenta para a propagação da informação e a geração de conhecimento. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma web rádio educacional, utilizando a educomunicação como conceito base. A pesquisa foi realizada com a colaboração de discentes do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, do ensino médio do Instituto Federal do Amazonas – Campus Coari. Foi desenvolvido em duas etapas: primeiramente, criamos a página onde os conteúdos estão disponíveis; em seguida, elaboramos as programações que foram veiculadas na web rádio, sempre com foco em temáticas socioambientais. Aplicamos um questionário inicial para conhecer o perfil dos discentes em relação ao meio ambiente, incluindo informações sobre campanhas de sensibilização, práticas e comportamentos sustentáveis, participação em ações coletivas e percepção sobre o papel das empresas e do governo nesse contexto. Por meio de rodas de conversa, metodologias ativas, pesquisas bibliográficas e do protagonismo estudantil, buscou-se identificar habilidades e competências, bem como promover a formação de cidadãos críticos e atuantes. A partir de uma metodologia de pesquisa quantitativa, este trabalho buscou responder à seguinte questão: como os ecossistemas comunicativos podem colaborar com o processo de aprendizagem crítica sobre temas ambientais por meio da web rádio? Utilizando referências bibliográficas, procurou-se evidenciar, comparar e associar ações que contribuíssem para a execução da pesquisa. A web rádio está ativa, com programações e produções elaboradas em conjunto com os discentes, e conta com quadros como "Momento Ambiental" (com dois podcasts já produzidos), "Momento Cultural", "Momento Tecnológico", além de informes, vinhetas e jingles. Como produto técnico-tecnológico, foi elaborada uma cartilha com orientações sobre como implementar uma web rádio educacional voltada para temas ambientais.
Abstract: Currently, technology has reached such an advanced level that it is present in all environments and sectors. The digitalization of processes over time has brought countless tools and resources that have become indispensable today. One of the sectors that underwent this process of digital globalization was radio, whose main purpose is communication and entertainment. Today, web radios continue to fulfill this purpose and, combined with available digital resources, have become a powerful tool for spreading information and generating knowledge. In this context, the present project aimed to develop an educational web radio using educommunication as its foundational concept. The project was carried out with the collaboration of students from the Technical Course in Computer Maintenance and Support, at the Federal Institute of Amazonas – Coari Campus. It was developed in two stages: first, we created the webpage where the content is made available; then, we developed the programs that were broadcast on the web radio, always focusing on socioenvironmental themes. An initial questionnaire was applied to understand the students’ knowledge about the environment, including awareness campaigns, sustainable practices and behaviors, participation in collective actions, and perceptions of corporate and governmental efforts in environmental matters. Through conversation circles, active methodologies, bibliographic research, and student protagonism, the project sought to identify skills and competencies, as well as to foster the development of critical and engaged citizens. Using a quantitative research methodology, this study aimed to answer the following question: how can communicative ecosystems contribute to the critical learning process of environmental topics through web radio? By means of bibliographic research, the project aimed to highlight, compare, and associate actions that would support its implementation. The web radio is active, with programming and productions developed in collaboration with the students, and features segments such as the “Environmental Moment” (with two podcasts already produced), “Cultural Moment,” “Technology Moment,” as well as news briefs, jingles, and station IDs. As a technical-technological product, the project resulted in the creation of a guide on how to implement an educational web radio focused on environmental themes.
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Tecnologia educacional
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Práticas interdisciplinares
Sustentabilidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: FERREIRA NETO, Carlos Henrique. A web-rádio como plataforma educativa e dialógica para temas ambientais. 2025. 63 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11288
Issue Date: 7-Aug-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CarlosFerreiraNeto_PROFCIAMB.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_CarlosFerreiraNeto_PROFCIAMB.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.