???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Bianca Cristina Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510759682725119eng
dc.contributor.advisor1Silva, Elen Karla Sousa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1872075310106458eng
dc.contributor.referee1Silva, Maristela Barbosa Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6723800597603631eng
dc.contributor.referee2Almeida, Lucélia de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688330353602729eng
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Bianca Cristina Vieira da. A voz que não conhece o fim: reverberações, pérolas e encontros no mar dos falatórios de Stella do Patrocínio. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus A(M), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11296-
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma escuta da voz de Stella do Patrocínio, mulher negra institucionalizada por quase trinta anos em colônias psiquiátricas no Brasil, como gesto ético e político de enfrentamento ao apagamento racial, manicomial e editorial. A partir dos seus falatórios gravados no fim da década de 1980, o trabalho se ancora nos ecos, repetições e ruídos que atravessam sua fala, compreendendo-a não como sintoma, mas como arquivo de resistência e performance de reexistência. Com base em uma abordagem interdisciplinar, que articula oralitura (Leda Maria Martins), necropolítica (Achille Mbembe), dispositivo da racialidade (Sueli Carneiro) e fabulação crítica (Saidiya Hartman), a pesquisa se constrói em torno da escuta como método e da fabulação como possibilidade de presença. Logo, a dissertação está organizada em três capítulos, que seguem um tempo espiralar: o primeiro se debruça sobre os falatórios como performance insurgente; o segundo retorna à história de mortificação e captura de Stella pelo aparato estatal e manicomial; e o terceiro investiga as reverberações contemporâneas de sua voz por meio da arte, da crítica e da cena pública. Ao tensionar os limites entre memória, autoria, loucura e silenciamento, o trabalho propõe um deslocamento epistemológico: ouvir Stella como quem se deixa atravessar por uma voz que nunca cessou.eng
dc.description.abstractThis dissertation proposes listening to the voice of Stella do Patrocínio, a black woman institutionalized for almost thirty years in psychiatric colonies in Brazil, as an ethical and political gesture to confront racial, asylum, and editorial erasure. Based on her recorded conversations in the late 1980s, the work anchors itself in the echoes, repetitions, and noises that permeate her speech, understanding it not as a symptom, but as an archive of resistance and a performance of reexistence. Based on an interdisciplinary approach that articulates oralitura (Leda Maria Martins), necropolitics (Achille Mbembe), the device of raciality (Sueli Carneiro), and critical fabulation (Saidiya Hartman), the research is built around listening as a method and fabulation as a possibility of presence. The dissertation is organized into three chapters, which follow a spiral timeline: the first focuses on gossip as insurgent performance; the second returns to the story of Stella's mortification and capture by the state apparatus and mental asylum; and the third investigates the contemporary reverberations of her voice through art, criticism, and the public scene. By straining the boundaries between memory, authorship, madness, and silencing, the work proposes an epistemological shift: listening to Stella as someone who allows herself to be traversed by a voice that never ceased.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89283/DISS_BiancaCosta_PPGL.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscritoras negraspor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectPreconceitospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURA BRASILEIRAeng
dc.titleA voz que não conhece o fim: reverberações, pérolas e encontros no mar dos falatórios de Stella do Patrocínioeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9947-0939eng
dc.subject.userStella do Patrocíniopor
dc.subject.userEscutapor
dc.subject.userOraliturapor
dc.subject.userFabulação críticapor
dc.subject.userNecropolíticapor
dc.subject.userRacialidadepor
dc.subject.userMemóriapor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BiancaCosta_PPGL 10.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.