???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Janderson Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141234835261667eng
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Harald Sá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413331972028683eng
dc.contributor.referee1Chagas, Ivanilce Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5299536055506657eng
dc.contributor.referee2Costa, Deodato Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1243908839023170eng
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Janderson Silva de. Espaços em branco: a ausência da filosofia africana no ensino médio brasileiro. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11299-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga os desafios e possibilidades da aplicação da Lei nº 10.639/2003 no ensino de Filosofia no ensino médio, com ênfase na inserção da Filosofia Africana como conteúdo curricular. Embora a referida lei estabeleça a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, sua implementação tem sido limitada, frequentemente relegada a eventos pontuais e desvinculada de uma prática pedagógica contínua. Tal cenário se agrava no campo da Filosofia, em que há uma significativa ausência de materiais didáticos e referências à produção filosófica africana. A pesquisa é de cunho bibliográfica e documental, recorrendo à análise de obras que tratam do epistemicídio e da Filosofia Africana, de documentos oficiais do Ministério da Educação e da Lei 10.639/2003, enquanto o projeto de intervenção aplicado possui caráter etnográfico com abordagem qualitativa. A pesquisa fundamenta-se na crítica ao eurocentrismo presente nos currículos escolares e propõe uma abordagem metodológica alternativa por meio do cinema, visando uma prática docente mais engajada, crítica e descolonizadora. A proposta é testada por meio de um projeto de intervenção pedagógica, aplicado em turmas do ensino médio, com o uso dos filmes Touki Bouki e Timbuktu, obras do cinema africano utilizadas como ponto de partida para discussões filosóficas. Os resultados apontam para a eficácia do uso do cinema como ferramenta didática, promovendo uma aprendizagem mais participativa, crítica e integrada. A dissertação se insere no campo da educação para as relações étnico-raciais, propondo caminhos para uma formação mais justa, plural e representativa da realidade sociocultural brasileira.eng
dc.description.abstractThis dissertation investigates the challenges and possibilities of applying Law No. 10.639/2003 to high school philosophy, with an emphasis on including African philosophy as a curricular component. Although the law establishes the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, its implementation has been limited, often relegated to occasional events and disconnected from ongoing pedagogical practice. This situation is exacerbated in the field of philosophy, where there is a significant lack of teaching materials and references to African philosophical production. The research is bibliographical and documentary in nature, drawing on the analysis of works dealing with epistemicide and African philosophy, official documents from the Ministry of Education, and Law 10.639/2003. The applied intervention project is ethnographic in nature with a qualitative approach. The research is based on a critique of Eurocentrism in school curricula and proposes an alternative methodological approach through film, aiming for a more engaged, critical, and decolonizing teaching practice. The proposal is tested through a pedagogical intervention project, implemented in high school classes, using the films Touki Bouki and Timbuktu, works of African cinema used as a starting point for philosophical discussions. The results point to the effectiveness of using film as a teaching tool, promoting more participatory, critical, and integrated learning. The dissertation is part of the field of education for ethnic-racial relations, proposing paths for a fair, pluralistic, and representative education of Brazilian sociocultural reality.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89348/DISS_JandersonOliveira_PPGFILO.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Brasilpor
dc.subjectEducação - Filosofia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIAeng
dc.titleEspaços em branco: a ausência da filosofia africana no ensino médio brasileiroeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userFilosofia Africanapor
dc.subject.userLei 10.639/2003por
dc.subject.userEpistemicídiopor
dc.subject.userEurocentrismopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JandersonOliveira_PPGFILO 899.57 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.