| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11299| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Espaços em branco: a ausência da filosofia africana no ensino médio brasileiro |
| ???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Janderson Silva de ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pinheiro, Harald Sá |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Chagas, Ivanilce Nogueira |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Costa, Deodato Ferreira da |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação investiga os desafios e possibilidades da aplicação da Lei nº 10.639/2003 no ensino de Filosofia no ensino médio, com ênfase na inserção da Filosofia Africana como conteúdo curricular. Embora a referida lei estabeleça a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, sua implementação tem sido limitada, frequentemente relegada a eventos pontuais e desvinculada de uma prática pedagógica contínua. Tal cenário se agrava no campo da Filosofia, em que há uma significativa ausência de materiais didáticos e referências à produção filosófica africana. A pesquisa é de cunho bibliográfica e documental, recorrendo à análise de obras que tratam do epistemicídio e da Filosofia Africana, de documentos oficiais do Ministério da Educação e da Lei 10.639/2003, enquanto o projeto de intervenção aplicado possui caráter etnográfico com abordagem qualitativa. A pesquisa fundamenta-se na crítica ao eurocentrismo presente nos currículos escolares e propõe uma abordagem metodológica alternativa por meio do cinema, visando uma prática docente mais engajada, crítica e descolonizadora. A proposta é testada por meio de um projeto de intervenção pedagógica, aplicado em turmas do ensino médio, com o uso dos filmes Touki Bouki e Timbuktu, obras do cinema africano utilizadas como ponto de partida para discussões filosóficas. Os resultados apontam para a eficácia do uso do cinema como ferramenta didática, promovendo uma aprendizagem mais participativa, crítica e integrada. A dissertação se insere no campo da educação para as relações étnico-raciais, propondo caminhos para uma formação mais justa, plural e representativa da realidade sociocultural brasileira. |
| Abstract: | This dissertation investigates the challenges and possibilities of applying Law No. 10.639/2003 to high school philosophy, with an emphasis on including African philosophy as a curricular component. Although the law establishes the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, its implementation has been limited, often relegated to occasional events and disconnected from ongoing pedagogical practice. This situation is exacerbated in the field of philosophy, where there is a significant lack of teaching materials and references to African philosophical production. The research is bibliographical and documentary in nature, drawing on the analysis of works dealing with epistemicide and African philosophy, official documents from the Ministry of Education, and Law 10.639/2003. The applied intervention project is ethnographic in nature with a qualitative approach. The research is based on a critique of Eurocentrism in school curricula and proposes an alternative methodological approach through film, aiming for a more engaged, critical, and decolonizing teaching practice. The proposal is tested through a pedagogical intervention project, implemented in high school classes, using the films Touki Bouki and Timbuktu, works of African cinema used as a starting point for philosophical discussions. The results point to the effectiveness of using film as a teaching tool, promoting more participatory, critical, and integrated learning. The dissertation is part of the field of education for ethnic-racial relations, proposing paths for a fair, pluralistic, and representative education of Brazilian sociocultural reality. |
| Keywords: | Educação multicultural - Brasil Educação - Filosofia - Estudo e ensino |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Filosofia Africana Lei 10.639/2003 Epistemicídio Eurocentrismo |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
| Citation: | OLIVEIRA, Janderson Silva de. Espaços em branco: a ausência da filosofia africana no ensino médio brasileiro. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11299 |
| Issue Date: | 30-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISS_JandersonOliveira_PPGFILO | 899.57 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


