???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Denison Nazareno de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6777175355930252eng
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470eng
dc.contributor.referee1Bentes, Livia Maria Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7730014979538900eng
dc.contributor.referee2Romano, Roberta Giraldi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0295960952071977eng
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Denison Nazareno de. Práticas corporais de aventura: interação com o ensino das ciências ambientais. 2025. 71 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11305-
dc.description.resumoEste estudo investiga a integração das Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Educação Física escolar, articuladas com o ensino das Ciências Ambientais, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetivou-se delinear estratégias educacionais para promover a conscientização ambiental por meio dessas práticas, relacionando corpo, natureza e sustentabilidade. Foi adotada uma abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva do pensamento complexo, utilizando os métodos de estudo de caso e estudo do meio. As atividades incluíram vivências práticas em trilhas ecológicas, rapel e slackline, integradas aos conteúdos de ecologia, arborização e mudanças climáticas. A pesquisa utilizou questionários, observações e rodas de conversa com educandos e educadores do IFAM – Campus Coari. Os resultados mostram que as PCAs promovem vínculos afetivos e cognitivos com o ambiente, desenvolvem habilidades físicas e sociais e estimulam reflexões sobre preservação ambiental. O diálogo com Morin, Freire, Kambeba, Krenak e Milton Santos destaca a relevância da interdisciplinaridade e dos saberes locais na educação socioambiental. As PCAs, quando bem planejadas, são ferramentas eficazes para promover cidadania e responsabilidade ambiental, ligando teoria à prática. Este estudo resultou em um produto técnico e tecnológico que pode orientar professores e profissionais da educação na adaptação e aplicação conforme suas realidades.eng
dc.description.abstractThis study investigates the integration of Adventure Body Practices (PCAs) into school Physical Education, aligned with the teaching of Environmental Sciences, in accordance with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). The objective was to outline educational strategies to promote environmental awareness through these practices, connecting body, nature, and sustainability. A qualitative approach was adopted, grounded in the perspective of complex thinking, using case study and field study methods. The activities included hands-on experiences such as ecological trails, rappelling, and slacklining, integrated with content on ecology, afforestation, and climate change. The research employed questionnaires, observations, and discussion circles with students and educators from IFAM – Coari Campus. The results show that PCAs foster emotional and cognitive bonds with the environment, develop physical and social skills, and stimulate reflections on environmental preservation. The dialogue with thinkers such as Morin, Freire, Kambeba, Krenak, and Milton Santos highlights the relevance of interdisciplinarity and local knowledge in socio-environmental education. When well- planned, PCAs are effective tools for promoting citizenship and environmental responsibility, bridging theory and practice. This study resulted in a technical and technological product that can guide teachers and education professionals in adapting and applying these practices according to their specific contextseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89442/PROD.EDUC_DenisonSousa_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89444/DISS_DenisonSousa_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS: CIENCIASeng
dc.titlePráticas corporais de aventura: interação com o ensino das ciências ambientaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9980-6404eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4280-7884eng
dc.subject.userRelações socioecológicaspor
dc.subject.userEsportes de aventurapor
dc.subject.userPaisagempor
dc.subject.userExperimentação corporalpor
dc.subject.userEducação socioecológicapor
dc.subject.userSustentabilidadepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROD.EDUC_DenisonSousa_PROFCIAMB.pdf2.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_DenisonSousa_PROFCIAMB.pdf929.97 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.