???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11316
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pluridiversidade Religiosa na escola: uma contribuição para o Ensino de Filosofia na Educação Básica a partir da filosofia do encontro de Martin Buber
???metadata.dc.creator???: Silva, Irene Silva de Sousa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Jesus, Rodrigo Marcos de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Deodato Ferreira da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como tema a pluridiversidade religiosa na escola, abordada como contribuição para o Ensino de Filosofia na Educação Básica, a partir da Filosofia do Encontro de Martin Buber. O objetivo central consiste em investigar conceitos e práticas relacionadas à diversidade de crenças no contexto brasileiro, buscando construir caminhos pedagógicos que favoreçam o diálogo inter-religioso e o encontro com a alteridade no espaço escolar. Parte-se da hipótese de que o pensamento buberiano, com seus conceitos fundamentais de relação “Eu-Tu” e de “entre”, pode oferecer fundamentos teóricos consistentes para práticas educativas mais dialógicas e inclusivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada no método fenomenológico, e foi desenvolvida em uma escola pública, por meio de rodas de conversas com estudantes, professores e representantes de diferentes tradições religiosas — como o catolicismo, protestantismo, umbanda e candomblé, entre outras. Como produto formativo, elaborou-se um podcast educativo com reflexões sobre a convivência entre as religiões no espaço escolar. Os resultados evidencial a necessidade de consolidar uma cultura escolar que valorize o reconhecimento do outro, o respeito às diferenças e a escuta ativa como elementos centrais da prática filosófica. Conclui-se que a Filosofia do Encontro oferece uma contribuição significativa ao Ensino de Filosofia, ao propor uma pedagogia do encontro capaz de promover a convivência plural e a formação ética no contexto educacional. Palavras-chave: Pluridiversidade; Martin Buber; Ensino de Filosofia; Encontro; Diálogo; Comunidade; Alteridade.
Abstract: This research focuses on the theme of religious pluridiversity in schools, approached as a contribution to the teaching of Philosophy in Basic Education, based on Martin Buber’s Philosophy of Encounter. The central objective is to investigate concepts and practices related to the diversity of beliefs within the Brazilian context, seeking to construct pedagogical pathways that foster interreligious dialogue and the encounter with otherness in the school environment. The study is grounded on the hypothesis that Buber’s thought, with its fundamental concepts of the I-Thou relationship and the between, can offer consistent theoretical foundations for more dialogical and inclusive educational practices. The research adopts a qualitative approach, based on the phenomenological method, and was conducted in a public school through discussion circles with students, teachers, and representatives of different religious traditions—such as Catholicism, Protestantism, Umbanda, and Candomblé, among others. As a formative product, an educational podcast was developed, featuring reflections on coexistence among religions within the school space. The results highlight the need to consolidate a school culture that values the recognition of the other, respect for differences, and active listening as central elements of philosophical practice. It is concluded that the Philosophy of Encounter offers a significant contribution to the teaching of Philosophy, by proposing a pedagogy of encounter capable of promoting plural coexistence and ethical formation within the educational context. Keywords: Pluridiversity; Martin Buber; Philosophy Teaching; Encounter; Dialogue; Community; Otherness.
Keywords: Filosofia - Estudo e Ensino
Religião - Filosofia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Pluridiversidade religiosa
Martin Buber
Encontro
Diálogo
Ensino de filosofia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: SILVA, Irene Silva de Sousa. Pluridiversidade Religiosa na escola: uma contribuição para o Ensino de Filosofia a partir da filosofia do encontro de Martin Buber. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11316
Issue Date: 20-Oct-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_IreneSilva_PPGFILO6.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.