| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11336| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Tecendo saberes ancestrais pelas raízes amazônicas: uma narrativa (auto)biográfica de vida e docência |
| ???metadata.dc.creator???: | Pinheiro, Bruna Cristina Soares ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Barros, Joao Luiz da Costa |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Rocha, Jose Damiao Trindade da |
| ???metadata.dc.contributor.referee3???: | Vasconcelos, Elizandra Rego de |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo está no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, na linha de pesquisa 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia, emerge a partir da problemática da escassez de material pedagógico nas aulas de Educação Física e, neste sentido, a questão-central da pesquisa é: como a narrativa (auto)biográfica de ser professora no contexto amazônico, na construção de materiais pedagógicos oriundos da natureza, podemos contribuir na formação da identidade docente? Neste viés, o objetivo desta pesquisa é compreender a narrativa (auto)biográfica no percurso da história de vida e da formação no campo investigativo, bem como no processo de constituição docente no contexto vivido, tendo como foco a construção de material lúdico pedagógico, oriundos do bioma amazônico na perspectiva da sustentabilidade cultural e ecológica. A pesquisa tem como base teórica, Bourdieu (1983-2011), Bispo dos Santos (2023), Krenak (2022), Nóvoa (1995), Pimenta e Ghedin (2002), Josso (2004), Dominicé (1988), Passeggi (2011), Souza (2004), Moreira (2016), Daolio (2007), entre outros renomados teóricos que abarcam esta reflexão. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, a qual revelam as vivências e experiências de vida para a formação da identidade docente, utilizando o método de abordagem (auto) biográfica como um dispositivo de pesquisa e formação, quanto a técnica utilizada foi do “inventário de si”. Como resultados, destacamos que a narrativa de vida e a docência por meio da (auto)biografia emergem não como elementos separados, mas como fios entrelaçados que, juntos, formam a base sobre a qual o ser professor se constitui e se reinventa continuamente. A trajetória da professora, com suas vivências, valores e saberes, funciona como um alicerce que informa e dá sentido à sua práxis pedagógicas, na qual constrói materiais com matéria prima da floresta. As narrativas descrevem as experiências vividas e compartilhadas no percurso de vida e docência da professora/pesquisadora, visto o impressionante valor dos materiais pedagógicos produzidos de insumos amazônicos para a Educação Física nos múltiplos vínculos estabelecidos no contexto escolar. Esses materiais surgem a partir da cultura dos povos amazônidas, dos saberes da floresta, no resgate das tradições carregadas pelos nossos antepassados, num movimento de rememorar a história de vida e da docência tecidas nas relações sociais vividas no campo educacional, na própria comunidade da qual fiz parte, na produção da profissão docente em Educação Física. |
| Abstract: | This study is part of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Amazonas, within research line 2 – Education, Interculturality and Human Development in the Amazon. It emerges from the problem of the scarcity of teaching materials in Physical Education classes and, in this sense, the central question of the research is: how can the (auto)biographical narrative of being a teacher in the Amazonian context, in the construction of teaching materials originating from nature, contribute to the formation of teacher identity? In this vein, the objective of this research is to understand the (auto)biographical narrative in the course of life history and training in the investigative field, as well as in the process of teacher constitution in the lived context, focusing on the construction of playful pedagogical material originating from the Amazonian biome from the perspective of cultural and ecological sustainability. This research is based on the theoretical frameworks of Bourdieu (1983-2011), Bispo dos Santos (2023), Krenak (2022), Nóvoa (1995), Pimenta and Ghedin (2002), Josso (2004), Dominicé (1988), Passeggi (2011), Souza (2004), Moreira (2016), Daolio (2007), among other renowned theorists who encompass this reflection. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, revealing life experiences and events in the formation of teacher identity, using the (auto)biographical approach as a research and training tool, employing the "self-inventory" technique. As a result, we highlight that life narrative and teaching through (auto)biography emerge not as separate elements, but as intertwined threads that, together, form the basis upon which being a teacher is constituted and continually reinvented. The teacher's trajectory, with her experiences, values, and knowledge, functions as a foundation that informs and gives meaning to her pedagogical praxis, in which she constructs materials with raw materials from the forest. The narratives describe the experiences lived and shared in the life and teaching journey of the teacher/researcher, given the impressive value of the pedagogical materials produced from Amazonian resources for Physical Education in the multiple connections established within the school context. These materials emerge from the culture of the Amazonian peoples, from the knowledge of the forest, in the recovery of traditions carried by our ancestors, in a movement to remember the history of life and teaching woven into the social relations experienced in the educational field, in the very community to which I belonged, in the production of the teaching profession in Physical Education. |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Educação Física Narrativas (auto)biográfica Identidade Docente Materiais pedagógicos da Amazônia Ensino |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Citation: | PINHEIRO, Bruna Cristina Soares. Tecendo saberes ancestrais pelas raízes amazônicas: uma narrativa (auto)biográfica de vida e docência. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11336 |
| Issue Date: | 24-Nov-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISS_BrunaPinheiro_PPGE | 2.2 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


