| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11343| ???metadata.dc.type???: | Tese |
| Title: | Igreja, educação e desenvolvimento regional no interior do Amazonas: ações paroquiais e educacionais para o surgimento do município de Itamarati-AM (1958-1983) |
| Other Titles: | Church, education and regional development in the interior of Amazonas: parish and educational actions for the emergence of the municipality of Itamarati-AM (1958-1983) |
| ???metadata.dc.creator???: | Quintino, Rosimario de Aragao ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Miki, Persida da Silva Ribeiro |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Lima, Fabio Souza Correa |
| ???metadata.dc.contributor.referee3???: | Silva, Fabrício Valentim da |
| ???metadata.dc.contributor.referee4???: | Teles, Luciano Everton Costa |
| ???metadata.dc.contributor.referee5???: | Aguiar, Jose Vicente de Souza |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Essa pesquisa teve como objetivo central analisar o surgimento e o desenvolvimento do município de Itamarati-AM a partir da relação das ações paroquiais e educacionais dos padres espiritanos no povoado Santos Dumont. Nosso recorte temporal abrangeu o período entre os anos de 1958 e 1983. Utilizamos como metodologia o método histórico com a análise documental. As fontes centrais da pesquisa foram os Livros de Tombo da Paróquia de São Benedito, documentos da Ordem dos Espiritanos, relatórios da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a legislação estadual e federal, para interpretação recorremos ao paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Utilizamos a perspectiva de análise da história da educação, políticas públicas e desenvolvimento regional no estado do Amazonas, buscando trazer para dentro da academia o contexto amazônico a partir dos interiores, de áreas que muitas vezes não são interessantes à lógica produtivista numérica educacional - regiões de florestas, de alagados e da vida guiada pelos rios-, que são negligenciadas, silenciadas e homogeneizadas com a realidade das capitais em grande parte das pesquisas acadêmicas. Nossas análises confirmam que a relação entre o desenvolvimento, as ações educacionais e a emancipação política de Itamarati-AM é um paradigma analítico fundamental para a compreensão da construção de territorialidade no interior da Amazônia brasileira. |
| Abstract: | The central objective of this research was to analyze the emergence and development of the municipality of Itamarati-AM based on the relationship between the parochial and educational actions of the Spiritan priests in the village of Santos Dumont. Our timeframe covered the period between 1958 and 1983. We used the historical method with documentary analysis as methodology. The central sources of the research were the tomb books (Livros de Tombo) of the São Benedito Parish, documents from the Spiritan Order, reports from the National Conference of Bishops of Brazil, and state and federal legislation. For interpretation, we resorted to Carlo Ginzburg’s evidential paradigm (paradigma indiciário). We utilized the analytical perspective of the history of education, public policies, and regional development in the state of Amazonas, seeking to bring the Amazonian context from the interior into academia, focusing on areas that are often not of interest to the numerical educational productivist logic—regions of forests, floodplains, and life guided by rivers—which are neglected, silenced, and homogenized with the reality of the capitals in much of academic research. Our analyses confirm that the relationship between the development, the educational actions, and the political emancipation of Itamarati-AM is a fundamental analytical paradigm for understanding the construction of territoriality in the interior of the Brazilian Amazon. |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: HISTORIA DA EDUCACAO |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Educação Desenvolvimento regional Itamarati-AM Igreja Amazonas |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Citation: | QUINTINO, Rosimario de Aragao. Igreja, educação e desenvolvimento regional no interior do Amazonas: ações paroquiais e educacionais para o surgimento do município de Itamarati-AM (1958-1983). 2025. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11343 |
| Issue Date: | 12-Nov-2025 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TESE_RosimarioQuintino_PPGE | 2.97 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


