???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3188
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
???metadata.dc.creator???: Corrêa, Roseane Modesto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as repercussões que o Curso de Formação Continuada de Professores para o atendimento do aluno surdo incluído no ensino regular da cidade de Manaus, teve na prática pedagógica dos docentes participantes do curso. Este foi implementado pela Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Gerência de Educação Especial/GEE no ano de 2009 com a finalidade de proporcionar conhecimentos básicos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores do ensino regular bem como aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que atendem alunos surdos, a fim de favorecer melhoria na comunicação e integração no processo ensino-aprendizagem destes. Para a coleta de dados, optamos por realizar entrevista semiestruturada com 20 professores concludentes e/ou participantes do curso atual, sendo estes do ensino regular e da SRM. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando-se análise temática de conteúdo. O lócus da pesquisa foi direcionado às escolas da rede municipal de educação da cidade de Manaus. Após análises dos dados verificamos que na formação docente permanece uma fragilidade nos cursos de formação inicial o que não propicia aos futuros docentes o embasamento necessário tanto teórico quanto prático para o atendimento de alunos com deficiências e, muito menos alunos surdos que tem a especificidade linguística, o que muitas vezes inviabiliza sua inclusão. Portanto, a formação continuada passa a exercer papel fundamental no sentido de melhorar o fazer pedagógico dos docentes auxiliando na inclusão dos alunos com deficiência.
Abstract: Esta pesquisa tiene como objetivo investigar el impacto que el Curso de Educación Continua para el cuidado de los estudiantes sordos incluidos en la educación regular en la ciudad de Manaus, tuvo sobre los participantes del curso las prácticas pedagógicas de los docentes. El curso fue desarrollado por la Educación Municipal / Semed / Gestión de la Educación / GEI en 2009 con el fin de proporcionar conocimientos básicos de Lengua de Signos Brasileña de Señales (Libras) a los maestros regulares y los maestros de Habitaciones Características multifunción (SRM) que atienden a estudiantes sordos con el fin de fomentar una mejor comunicación e integración en la enseñanza y el aprendizaje de estos. Para la recolección de datos, se decidió llevar a cabo entrevistas semiestructuradas con 20 profesores concluyentes y / o participantes en el curso actual, que son la educación regular y SRM. Los datos se analizaron cualitativamente mediante análisis de contenido temático. El locus de la investigación se dirige a las escuelas municipales de educación en la ciudad de Manaus. Tras el análisis de los datos reveló que en la formación docente sigue siendo un punto débil en los cursos de formación inicial, que no es propicio para los futuros docentes la base necesaria tanto teórica como práctica para la atención de los estudiantes con discapacidades, y mucho menos a los estudiantes sordos que tienen una lengua propia, que a menudo impide su inclusión. Por lo tanto, la formación continua comienza a ejercer papel fundamental en la mejora de la práctica pedagógica de los docentes ayudar a la inclusión de los estudiantes con discapacidades.
Keywords: Educação
Inclusão
Formação de Professores
Surdos
Educación
Inclusión y Formación del Profesorado
Sordos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CORRÊA, Roseane Modesto. A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3188
Issue Date: 18-Sep-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
roseane modesto.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.