???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230
Tipo do documento: Dissertação
Título: O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus
Autor: Nascimento, Aldenize Pinto de Melo do 
Primeiro orientador: Lima, Antonia Silva de
Resumo: Incitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar, é a intenção desse trabalho. A primeira etapa do trabalho é uma pesquisa bibliográfica, sendo que essa trata de temas como: a postura moderna e pós-moderna em relação ao mito; explicações sobre o que é mito, suas funções e a visão transdisciplinar que as escolas podem adotar. Também faz parte da pesquisa bibliográfica uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias. A segunda etapa da pesquisa é resultado da observação de campo, feita de forma direta semi-intensiva e não participativa. Durante o período de seis meses do ano letivo de 2005 em uma escola da rede estadual de ensino, verificamos como o mito é trabalhado em sala de aula, qual a freqüência do uso das narrativas míticas e como os alunos recebem e entendem a temática dos mitos. Foram entrevistados quatro professores de Língua Portuguesa e Literatura, um questionário foi aplicado em quarenta alunos do ensino fundamental, 5º a 8º, sendo dez alunos de cada série. A pesquisa bibliográfica, ressaltando o valor educacional dos mitos, contrapôs-se com uma realidade de não aplicação dos mesmos em sala-de-aula. Com tantas possibilidades para explorar as narrativas míticas, o cenário da realização da pesquisa ignora tal potencial contrariando até mesmo as orientações contidas nos PCN s que discursam sobre a diversidade cultural e transdisciplinaridade.
Abstract: Azuzar el debate y la reflexión sobre la temática de los mitos y poner de relieve las buenas posibilidades de aprendizaje que ellos pueden proporcionar es el objetivo de ese trabajo. Su primera etapa es una investigación bibliográfica, la cual trata de temas como la postura moderna y pos-moderna en relación al mito; explicaciones sobre lo que es mito, sus funciones y la visión transdisciplinar que las escuelas pueden adoptar. También forma parte de la investigación bibliográfica un análisis comparativo entre los mitos griegos y amazónicos. En esa comparación, el elemento mítico universal, el fuego, nos sirve de referencial para el análisis de los mitos y la comparación tiene como eje de acercamiento doce categorías. La segunda etapa de la investigación resulta de la observación de campo, hecha de forma directa, semi-intensiva y no participativa. Durante el período de seis meses del ano letivo de 2005 en una escuela de la red estadual de enseñanza, verificamos como se trabaja el mito en el aula, cual la frecuencia del uso de las narrativas míticas y como los alumnos reciben y entienden la temática de los mitos. Se entrevistaron cuatro profesores de Lengua Portuguesa y Literatura, se aplicó un cuestionario a cuarenta alumnos de la enseñanza fundamental, 5º a 8º grados, un total de diez alumnos de cada serie. La investigación bibliográfica, la cual pone de relieve el valor educacional de los mitos, se contrapone a una realidad de no aplicación de esos mitos en el aula. Con tantas posibilidades para explotar las narrativas míticas, el escenario de la realización de la investigación ignora tal potencial y contraria aun las orientaciones presentadas em los PCN s que discursan sobre la diversidad cultural y la transdisciplinaridad.
Palavras-chave: Mito
Educação
Multiculturalismo
Transdisciplinaridade
Mito
Educación
Multiculturalismo
Transdisciplinaridad
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Aldenize Pinto de Melo do. O mito e sua importância na formação da cultura amazônica: estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos - os mitos na práxis educacional da cidade de Manaus. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3230
Data de defesa: 8-Jan-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aldenize Pinto de Melo do Nascimento.pdf593,42 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.