???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3243
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As Representações Sociais de Educação Ambiental entre os Professores/Cursistas do Programa Especial de Formação Docente/PEFD da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Lima, Cristiane Cavalcante 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa dedicou-se a análise das representações sociais de Educação Ambiental entre os professores/cursistas do Programa Especial de Formação Docente (PEFD) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Para o alcance dos objetivos propostos realizou-se, inicialmente, um estudo das concepções de Educação Ambiental (EA.), identificando-se com a perspectiva política, a qual entende que as questões ambientais não devem estar desvinculadas das discussões de caráter político, econômico e social. Em seguida apresentam-se algumas reflexões acerca da formação de professores no que diz respeito à Educação Ambiental. Concluído o primeiro momento, buscou-se analisar as representações sociais de Educação Ambiental dos alunos do PEFD/UFAM/FACED. A teoria das representações sociais de Moscovici (1978) e a teoria do núcleo central de Abric (2000) constituíram o embasamento teórico desta pesquisa. Para identificar o núcleo central e periférico dos pesquisados; como instrumento metodológico, aplicou-se entre os 100 sujeitos da pesquisa a técnica de associação livre de palavras (TAL). Os resultados obtidos pela referida técnica foram tabulados e submetidos à leitura do software Evoc, que quantificou os dados, oferecendo uma melhor visibilidade quanto a estrutura organizacional da representação. Para aprofundar os resultados obtidos realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 10 professores escolhidos aleatoriamente. As entrevistas, possibilitaram, ampliar a compreensão das representações dos sujeitos em relação a Educação Ambiental. Os resultados obtidos com a técnica associação livre de palavras revelou uma visão naturalista de Educação Ambiental, na qual a preservação e conscientização estiveram presentes entre as palavras mais evocadas, compondo assim o núcleo central dessa representação. A análise da frequência, semelhanças e proximidades semânticas presentes nas entrevistas, confirmou esta concepção naturalista. Estas ideias estão ligadas ao uso, preservar, para usar melhor, ignorando a dimensão política da Educação Ambiental. Pode-se assim concluir que os sujeitos da pesquisa veem a Educação Ambiental como um processo de conscientização do uso adequado da natureza, considerando a relação homem-natureza como natural, deixando de perceber que as relações que se estabelecem no mundo, são sociais e vividas em um tempo e espaço histórico. A compreensão reducionista de Educação Ambiental presente entre os professores, indica, portanto, uma necessidade de repensar à formação docente no que tange a questão ambiental, garantido a presença dessa temática nos currículos das licenciaturas em pedagogia.
Keywords: Educação Ambiental
Representação Social
Formação de Professores
Environmental Education
Social Representation
Training Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LIMA, Cristiane Cavalcante. As Representações Sociais de Educação Ambiental entre os Professores/Cursistas do Programa Especial de Formação Docente/PEFD da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3243
Issue Date: 17-Oct-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.