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dc.creatorFerreira, Maria da Conceição Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355579161126254por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Aldenice Alves-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2011-11-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria da Conceição Monteiro. Aceleração da aprendizagem para jovens e adultos: um olhar sobre o projeto tempo de acelerar em Manaus. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3244-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o Tempo de Acelerar, projeto implementado entre 2001 e 2008 pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), voltado para alunos com distorção idade/ano-escolar, nos ensinos Fundamental e Médio. Analisou o Projeto Tempo de Acelerar (PTA) enquanto política educacional para correção do fluxo escolar do público jovem e adulto, no Ensino Médio, no que diz respeito à qualidade do ensino e à preparação para o trabalho. Especificamente, a pesquisa buscou conhecer o contexto em que se desenvolveram programas de aceleração da aprendizagem no Brasil a partir da LDBEN 9394/96 e suas implicações para o ensino de qualidade; discutiu o conceito de qualidade do ensino associada aos programas de aceleração da aprendizagem para jovens e adultos e sua relação com a formação para o trabalho, no novo modelo de reestruturação produtiva do capital; analisou a contribuição do PTA quanto à qualidade do ensino e enquanto instrumento de formação dos jovens e adultos para o trabalho na perspectiva dos alunos egressos. Para o alcance dos objetivos optou-se pelo método histórico-crítico, considerando que o tema deveria ser investigado na sua particularidade em relação com a totalidade, observando as contradições presentes nessa relação, não o distanciando da materialidade histórica do momento dado. Utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos: análise do conteúdo relativo às Normas e Procedimentos do Projeto Tempo de Acelerar; aplicação de entrevistas semiestruturadas a três funcionários, três professores e trinta alunos egressos do Projeto cujos dados foram confrontados com a literatura que propiciou analisar criticamente o tipo de qualidade evidenciada pelo projeto em questão. O texto dissertativo apresenta a seguinte estrutura: Introdução, Capítulo 1 Aceleração da aprendizagem na LDB 9394/96: um novo contexto para as políticas de correção de fluxo; Capítulo 2 Acelerar a educação na vida do trabalhador com qualidade total ou social?; Capítulo 3 O Projeto Tempo de Acelerar sob o olhar dos alunos egressos. Nas considerações finais a pesquisa evidencia a precariedade como foi implementado esse projeto em Manaus e o resultado propenso às determinações do projeto neoliberal na educação. O parâmetro de qualidade com que foi desenvolvido o Projeto ratificou a tendência de formação do educando com qualidade voltada para o setor empresarial, ainda que precariamente, em detrimento da qualidade social almejada pelos movimentos sociais de base. Tendo em vista o exposto, a pesquisa, enfim, tem a pretensão de contribuir com reflexões que poderão orientar novos trabalhos que estejam ligados a políticas públicas educacionais destinadas ao público jovem e adultopor
dc.description.abstractEsta pesquisa investigó el Tiempo de Acelerar, proyecto implementado entre 2001 y 2008 por la Secretaría de Estado de Educación y Cualidad de La Enseñanza de Amazonas (SEDUC/AM), dirigido a alumnos con distorsión edad/año escolar, en los niveles Fundamental y Medio. Se analizó el Proyecto Tiempo de Acelerar (PTA) en cuanto política educacional para corrección del flujo escolar del público joven y adulto, en el Nivel Medio en lo que dice respecto a la cualidad de la enseñanza y la preparación para el trabajo. Específicamente, la pesquisa busco conocer el contexto en que se desenvolvieron programas de aceleración del aprendizaje en Brasil a partir de la LDBEN 9394/96 y sus implicaciones para la enseñanza de calidad; se discutió el concepto de calidad de la enseñanza asociada a los programas de aceleración del aprendizaje para jóvenes y adultos y su relación para la formación con el trabajo, en el nuevo modelo de reestructuración productiva del capital; se analizó la contribución del PTA en cuanto a calidad de enseñanza y en cuanto instrumento de formación de los jóvenes y adultos para el trabajo en la perspectiva de los alumnos egresados. Para el alcance de los objetivos optóse por el método histórico-crítico, considerando que el tema debería ser investigado en su particularidad en relación con la totalidad, observando las contradicciones presentes en esa relación, sin distanciarse de la materialidad histórica del momento dado. Se utilizó los siguientes procedimientos metodológicos: análisis del contenido relativo a las Normas y Procedimientos del Proyecto Tiempo de Acelerar; aplicación de entrevistas semiestructuradas a tres funcionarios, tres profesores y treinta alumnos egresados del Proyecto cuyos datos fueron confrontados con la literatura que propició analizar críticamente el tipo de calidad evidenciada por el proyecto en cuestión. El texto disertativo presenta la siguiente estructura: Introducción, Capítulo 1 Aceleración del aprendizaje en la LDB 9394/96: un nuevo contexto para las políticas de corrección de flujo; Capítulo 2 Acelerar la educación en la vida del trabajador con calidad total o social?; Capítulo 3 El proyecto Tiempo de Acelerar en la visión de los alumnos egresados. En las consideraciones finales la pesquisa evidencia la precariedad como fue implementado ese proyecto en Manaus y el resultado propenso a las determinaciones del proyecto neoliberal en la educación. El parámetro de calidad con que fue desenvuelto el Proyecto ratificó la tendencia de formación del educando con calidad dirigido al sector empresarial, aunque precariamente, en detrimento de la calidad social anhelada por los movimientos sociales de base. Teniendo en vista lo expuesto, la pesquisa, en fin, tiene la pretensión de contribuir con reflexiones que podrán orientar nuevos trabajos que estén ligados a políticas públicas educacionales destinadas al público joven y adultoeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10451/Maria.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAceleração da Aprendizagempor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectQualidade da Educaçãopor
dc.subjectAceleración del Aprendizajeeng
dc.subjectEducación de Jóvenes y Adultoseng
dc.subjectCalidad de la Educacióneng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleAceleração da aprendizagem para jovens e adultos: um olhar sobre o projeto tempo de acelerar em Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
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