???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Nara Maciel Falcão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753815092614412por
dc.contributor.advisor1Ramos, Jucelem Guimarães Belchior-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2010-09-29-
dc.identifier.citationLIMA, Nara Maciel Falcão. Gestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AM. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3249-
dc.description.resumoO trabalho analisa a representação social de gestão democrática dos docentes do ensino fundamental de escolas públicas da Cidade de Coari/AM. Objetivando verificar a existência ou não da mediação do princípio da gestão democrática na elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas; conhecer os mecanismos de participação no planejamento e gestão escolar existentes nas escolas e identificar as representações sociais dos docentes sobre gestão democrática. O aporte teórico-metodológico sustenta-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici, tendo sido utilizados para a coleta de dados questionários estruturados, entrevistas semi-estruturadas e a técnica da associação livre de palavras. Participaram do estudo 102 (cento e dois) docentes do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino da Cidade de Coari/Am, pertencentes aos quadros de 07 (sete) escolas com diferentes perfis. Em relação à elaboração dos projetos político-pedagógicos das escolas, o estudo revelou que este processo ainda não ocorre de modo satisfatório à medida que não envolve os agentes escolares em todas as suas etapas; do mesmo modo, pode ser constatado que as escolas ainda não dispõem de alguns dos principais mecanismos de participação da gestão democrática, como conselho escolar, grêmio estudantil, dentre outros. A pesquisa aponta que os docentes, em sua maioria, entendem a participação como um elemento fundamental do processo de construção e implementação da gestão democrática na escola, considerando que não há como pensar num modelo de escola pautado na democracia se não é viabilizada a participação de todos os integrantes da ação educativa nos processos que envolvem as decisões relacionadas à organização do trabalho escolarpor
dc.description.abstractThis study analyses the social representation of the Primary Teaching Democratic Management in public schools in Coari/AM. It aims at checking the existence or non-existence of the mediation of the democratic management principle in elaborating the political-pedagogic projects in these schools , getting to know the participation mechanisms on planning and school management present in these schools and identifying the teachers‟ social representations on democratic management. The theoretical basis of the research is supported by Serge Moscovici s Social Representations Theory . Structured questionnaires and semi-structured interviews, as well as the free association of words technique were its data basis. The participants were 102 primary teachers from seven State Schools from Coari/AM, each of them with a different profile. According to the study, this process has not happened in a satisfactory way yet, as it involves the school agents in all the steps. We also identified most schools do not have some of the main participation mechanisms for the democratic management such as School Councils, Student Unions, among others. The research demonstrates that most of the interviewed teachers are aware that participation is really an essential element for the process of implementation and building of democratic management in schools for there is no school model based on democracy which does not have the participation of all the school community, that is, everybody who takes part of the actions on processes which involve decisions related to the organization of the work developed by schoolseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10445/Nara%20Maciel%20Falcao%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleGestão democrática: as representações sociais dos docentes do ensino fundamental da cidade de Coari/AMpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nara Maciel Falcao Lima.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.