???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVale, Maria da Conceição Queiroz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7981539413406178por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Herbert Luiz Braga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035461749959129por
dc.contributor.referee1Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.citationVALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta.por
dc.description.abstractThe objectiv e of this study is to investigate teacher’ s teaching beliefs x students ` learning beliefs about En glish as a Foreign Language ( EFL ) in a public s chool setting and contrast those beliefs to events in the EFL classroom, in order to identify convergences and discrepancies between speech and action of teacher s and students . The theoretical basis of this study is the sociocultural perspective in spired by the work of Lev Vygot sky (1987) and the contextual appr oach proposed by Barcelos (2006) . A case study (Johnso n, 1992) is presented with e thnographic characteristics , (André, 1995). The data were collected using a semi - structured interview technique and classroom observation in a public schoo l in the city of Manaus . The research result showed that in the school ob served, specifically in the EFL classroom, teac her and students share basically the same beliefs and that t hese beliefs likely influence their behavior in the classroom . The sociocultural perspective , which is the perspective adopted in this work , allows u s to situate and understand classroom events as a collaborative en deavor in which students and teachers participate in the construction of knowledge. Finally , in the current state of the research on beliefs, in the field of the Foreign Language teaching - le arning, it is clear that it is not yet possible to establish a direct causal relationship between beliefs on one side and behaviors/actions on the other side, raising the hypothesis that this relationship i s indirect .eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11619/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Maria%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Queiroz%20Vale.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de aprendizagem de línguaspor
dc.subjectAbordagem Comunicativapor
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectLanguage teaching - learningeng
dc.subjectCommunicative Approacheng
dc.subjectBeliefseng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectStudenteng
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpor
dc.titleCrenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lêpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação -Maria da Conceição Queiroz Vale.pdfDissertação -Maria da Conceição Queiroz Vale1.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.