???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4000
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta Junior, Waldemir Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3638469729288010por
dc.contributor.advisor1Schor, Tatiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256319041323029por
dc.date.issued2011-12-19-
dc.identifier.citationCOSTA JUNIOR, Waldemir Rodrigues. Cidade, cultura e rede urbana: a influência do trabalho criativo dos artistas-artesãos de Parintins-AM na configuração multiescalar da rede urbana brasileira. 2011. 232 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4000-
dc.description.resumoO principal objetivo desta dissertação é de compreender como a cultura participa na estruturação da rede urbana, a partir de um estudo empírico dos Bois-bumbás de Parintins- Am. A hipótese principal é de que a cultura contribui com a estruturação da rede urbana perpassando diferentes escalas geográficas. Como hipótese auxiliar, argumenta-se que Garantido e Caprichoso conferem funções urbanas à Parintins articulando-a com as cidades da rede urbana dos rios Solimões e Amazonas, bem como das redes urbanas supra-regionais. Considerando os pressupostos do conceito de indústria cultural, realizou-se um roteiro de entrevistas semi-aberto, mediante o qual foram entrevistados membros e antigos torcedores dos bumbás, bem como 59 artistas-artesãos, sendo 38 de fantasias (19 em cada bumbá) e 21 de alegorias (11 no Garantido e 10 no Caprichoso). Realizou-se também observação de campo, cujos dados foram reunidos em um Diário de Campo, e coadunados aos relatos orais e fontes bibliográficas. A análise desse universo empírico permitiu compreender que os bumbás surgiram na segunda década do século XX, em Parintins, marcando o período denominado “Boi de rua”, quando esses folguedos brincavam nos quintais e saíam pelas ruas encenando a venda da língua do boi. Com o crescimento da rivalidade entre os bumbás, que, inclusive, influenciou na morfologia urbana da cidade, materializando-se em conflitos corporais, a disputa foi transposta para o campo da competição estética no que se denominou de “Boi de arena”, estabelecendo-se uma nova fase da trajetória dos bumbás, o “Boi espetáculo”. Trata-se do momento em que os bumbás se integram ao mercado capitalista estabelecendo, com isso, esforços para a profissionalização de brincantes e artistas que até 1990 prestavam-lhes serviços voluntários. Esse processo trouxe em seu bojo o planejamento em série dos trabalhos artísticos, bem como a transformação do “Boi de arena” em vitrine desses trabalhos, o que marcou o preenchimento do tempo livre e conseqüente assalariamento dos recursos humanos. Esse aperfeiçoamento estético consolidou-se com uma hierarquia de trabalho artístico nos bumbás, com artistas-artesãos de alegorias no topo, e artistas-artesãos de figurinos na base. Analisa-se se essa hierarquia confere funções urbanas a Parintins, expressando e, simultaneamente, retroalimentando-se de uma hierarquia urbana a partir de atividades como produção, distribuição e gestão de bens e manifestações culturais. Verifica-se ainda se a mãode- obra artística configura relações entre Parintins e outras cidades do tipo não hierárquicas ou de complementaridade a nível regional. Constatou-se que, por influência do “Boi de arena” enquanto vitrine de mão-de-obra artística, Parintins teve suas relações reforçadas na esfera local e regional, e ampliadas para o nível supra-regional, corroborando assim com a configuração e sobreposição de múltiplas redes geradas por fluxos de artistas em múltiplas escalas geográficas.por
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation is to understand how culture participate in the structuring of the urban network, from an empirical study of the Bois-bumbás from Parintins- Am. The main hypothesis is that culture contributes to the structuring of the urban network passing by different geographical scales. As auxiliary hypothesis, it is argued that Garantido and Caprichoso urban functions give the Parintins linking itself with the cities of the urban network of Solimões and Amazon rivers, as well as supra-regional urban networks. Considering the assumptions of the concept of cultural industry, held a roadmap of semiopen, whereby members and old fans of bumbás were interviewed, as well as 59 artists and craftsmen, 38 costumes (19 in each bumbá) and 21 from allegories (11 in Garantido and 10 in Caprichoso). It was also conducted field observations and the data were gathered in a Field Journal and attached to oral stories and literature sources. The analysis of the empirical universe could understand that bumbás emerged in the second decade of the twentieth century, in Parintins, marking the period known as "Bull Street", when these amusements played in backyards and out through the streets by staging the sale of the ox tongue. With the rivalry growing between the bumbás, which also influenced the morphology of the town, materializing in bodily conflict, the dispute has been transposed to the field of aesthetic competition in what is called the "Ox arena", establishing a new phase of the trajectory of bumbás, the "Ox show." This is the moment when the bumbás are integrated into the capitalist market setting, thus, efforts to professionalize the revelers and artists who were volunteers until 1990. This process has brought in its wake the planning series of artworks, as well as the transformation of the "Ox arena" to showcase these works, which marked the completion of free time and consequent wage human resources. This aesthetic improvement was consolidated with a hierarchy of artistic work in bumbás with allegories artist-craftsmen at the top, and costumes artists-craftsmen at the base. It is analyzes whether this hierarchy gives urban functions to Parintins, expressing, and simultaneously, feeding itself an urban hierarchy from activities such as production, distribution and asset management services and cultural events. There is still a labor-relations between artistic work Parintins sets and other cities of the non-hierarchical or complementarily at the regional level. It was found that, under the influence of the "Ox arena" as a showcase for labor-artwork, Parintins has strengthened its relations at the local, regional and extended to the supra-regional level, thus confirming the configuration and overlapping multiple networks generated by flows of artists in multiple geographic scales.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8654/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Waldemir%20Rodrigues%20Costa%20Junior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParintinspor
dc.subjectBois-bumbáspor
dc.subjectArtista-artesãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectRede urbanapor
dc.subjectEscalas Geográficaspor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectArtist-craftsmeneng
dc.subjectGeographic scaleseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleCidade, cultura e rede urbana: a influência do trabalho criativo dos artistas-artesãos de Parintins-AM na configuração multiescalar da rede urbana brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Waldemir Rodrigues Costa Junior.pdfDissertação - Waldemir Rodrigues Costa Junior31.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.