Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4131
Tipo do documento: Tese
Título: Políticas Públicas e a visibilidade da pessoa com deficiência: estudo de caso do Projeto Curupira
Autor: Souza, Dalmir Pacheco de 
Primeiro orientador: Silva, Iolete Ribeiro da
Primeiro membro da banca: Matos, Maria Almeirinda Souza
Segundo membro da banca: Martins, Ana Cristina Fernandes
Terceiro membro da banca: Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello
Quarto membro da banca: Mezzalira, Adinete Sousa da Costa
Resumo: Esta Tese tem por objetivo analisar a importância das políticas públicas como promotoras da visibilidade social das pessoas com deficiência. O relatório “World Report on Disability” de 2011, produzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Banco Mundial (BRASIL, 2012a), indica que existem no mundo cerca de um bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência. No Brasil, são 23,9% de pessoas, com dificuldades auditivas, visuais, físicas ou intelectuais, nos colocam diante de uma realidade, na qual a acessibilidade passa a ser tema de primeira ordem na agenda nacional. A tese é de que, embora nascidas no cerne de uma sociedade pautada tanto por um padrão do perfeito e da normalidade quanto por uma lógica mercadológica, caracterizada pela concorrência e a busca incessante do lucro, as políticas públicas relacionadas ao trabalho e à educação têm possibilitado à pessoa com deficiência a conquista da autonomia e da cidadania, contribuindo, portanto, de modo contundente, para o seu processo de visibilidade social. O trabalho teve como objetivo principal investigar as políticas públicas em educação e trabalho para Pessoa com Deficiência e sua consequente visibilidade social, tomando como estudo de caso, o Projeto Curupira do Instituto Federal do Amazonas, no período de 2008 a 2012.Seus objetivos específicos foram: Conhecer a problemática do sujeito com deficiência em diferentes fases da história humana e o processo de visibilidade social; Estudar as Políticas Públicas enquanto instrumento de construção da visibilidade social da pessoa com deficiência, através do acesso ao trabalho e à educação; Analisar a atuação na cidade de Manaus, do Projeto Curupira, núcleo de acessibilidade e educação inclusiva, que desenvolve a formação profissional de pessoas com deficiência. A pesquisa é de caráter descritivo e emprega uma abordagem qualitativa, com dados obtidos através da análise documental. Os números alcançados pelo projeto, são de grande relevância, quando materializa, a visibilidade da pessoa com deficiência, através da política de inclusão escolar profissionalizante. Ressalta-se também, os resultados atingidos na formação de profissionais em educação especial, produção de trabalhos e eventos científicos, certificação profissional de pessoas com deficiência, produção de materiais didáticos acessíveis e tecnologia assistiva. O paradigma inclusivo, adotado pelo Projeto Curupira, se afasta da visão caritativa e médica, onde o indivíduo tinha que se adaptar ao ambiente, e transfere as limitações aos objetos, espaços e atitudes inacessíveis. Se o ambiente não é deficiente, e possui acessibilidade, então todos podem ir e vir plenamente.
Abstract: Cette thèse a pour objectif d'analyser l'importance des politiques publiques en tant que promoteurs de visibilité sociale des personnes handicapées. Le rapport « Monde rapport sur le handicap » de 2011, produit par l'Organisation mondiale de la santé (OMS) et la Banque mondiale (Royaume-Uni, 2012), indique qu'il existe dans le monde environ 1 milliard de personnes avec un certain type de handicap. Au Brésil, sont 23,9 % de la population, dure de lieu auditif, visuel, physique ou mental, nous face à une réalité, en accessibilité devient un thème de premier ordre dans l'ordre du jour national. La thèse est que, bien que né dans le coeur d'une société marquée par un modèle parfait et la normalité comme une logique de marché, caractérisée par la concurrence et de la poursuite sans relâche de profit, liées au travail politique publique et éducation ont permis à la personne handicapée à conquérir l'autonomie et la citoyenneté, contribuant donc à agressivementpour votre processus de visibilité sociale. Le travail a pour principal objectif d'enquêter sur les politiques publiques dans l'éducation et de travail pour personne ayant une déficience et leur visibilité sociale qui en découle, en prenant pour une étude de cas, le projet de l'Institut fédéral de Amazonas Curupira, au cours de la période 2008-2012. vos objectifs spécifiques sont : pour répondre au problème du sujet souffrant d'un handicap à différentes étapes de l'histoire humaine et du processus de visibilité sociale ; Étude des politiques publiques comme un outil de renforcement de la visibilité sociale de la personne handicapée, par le biais de l'accès au travail et à l'éducation ; Analyser les performances dans la ville de Manaus, Curupira, accessibilité de conception de base et de l'éducation intégratrice, qui développe la formation professionnelle des personnes handicapées. La recherche est de caractère descriptif et emploie une approche qualitative, avec les données obtenues par l'analyse de documents. Les chiffres obtenus par le projet sont d'une grande importance, lorsque ils matérialisent la visibilité de la personne handicapée par le biais de la politique d'inclusion école professionnelle. Mettre en évidence les résultats obtenus dans la formation de professionnels en éducation spécialisée, de la production des travaux et des manifestations scientifiques, certification professionnelle des personnes handicapées, production de matériel didactique avec accessibilité et technologies accessibles et fonctionnels. Le paradigme inclusif adopté par Projet Curupira, s'écarte de vision charitable et médicale, auquel cas la personne devait s'adapter à l'environnement et les limites de transfert d'objets, les espaces et les attitudes inaccessibles. Si l'environnement n'est pas désactivé et il a l’accessibilité, tous les peut aller et venir pleinement.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Deficiência
Inclusão
Acessibilidade
Public Policy
Handicap
Insertion
Accessibilité
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: SOUZA, Dalmir Pacheco de. Políticas Públicas e a visibilidade da pessoa com deficiência: estudo de caso do Projeto Curupira. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4131
Data de defesa: 19-Dez-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Dalmir Pacheco de Souza.pdfTese - Dalmir Pacheco de Souza.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.