???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM.
???metadata.dc.creator???: Heimbecker, Aliuandra Barroso Cardoso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Castro Junior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho disserta sobre a pesquisa realizada no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. O curso, por meio do CEFORT – Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino, desenvolveu o sistema graduação@UFAM. Esse sistema busca auxiliar as mediações didáticas nas disciplinas curriculares do curso. É um projeto que foi concebido a partir das discussões sobre a necessidade de inovações tecnológicas no âmbito da educação brasileira, conforme dispõe o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Portaria ministerial 4.059 de 2004. A motivação para a escolha do tema proposto se justifica pelo interesse despertado durante a experiência vivenciada pela pesquisadora no estágiodocência do curso de mestrado. As indagações levantadas durante o período do estágio deram origem a questão norteadora: diante da realidade tecnológica que impulsiona as novas relações dos homens entre si e com o mundo, como o sistema graduação@UFAM foi concebido, desenvolvido e quais as suas potencialidades pedagógicas para as mediações didáticas em um curso presencial de graduação? A metodologia da pesquisa foi constituída a partir da abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelo estudo de caso e pela inspeção ergonômica em check list. O trabalho organiza-se em três capítulos. O capítulo 1 – O território: Cefort, apresenta o mapeamento de informações que compõem o território do objeto de pesquisa. O capítulo 2 - A desterritorialização: o polo informático e as potencialidades de um sistema virtual no suporte às mediações didáticas, discorre sobre as mediações pedagógicas desterritorializadas da sala de aula presencial. O capítulo 3 - A reterritorialização: sob o olhar da inspeção ergonômica de usabilidade, consiste na avaliação, com a utilização do ErgoList, do sistema graduação@UFAM, para verificar se este sistema apresenta critérios de usabilidade em conformidade com a ergonomia de software. Além das informações que esta pesquisa pretendeu levantar, o trabalho também busca oferecer, aos profissionais interessados na temática proposta, subsídios reflexivos acerca das mediações didáticas realizadas com o suporte de sistema tecnológico virtual no ensino de graduação de modalidade presencial.
Abstract: This paper talks about the research carried out in the course of pedagogy at the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas. The course through the CEFORT - Continuing Education Center, Technology Development and Services for the Public Education Network, developed the grading system @ UFAM. This system seeks to assist the teaching of mediation in the curriculum subjects of the course. It is a project that was designed from the discussions on the need for technological innovation within the Brazilian education, pursuant to art. 80 of the Law of Guidelines and Bases of National Education and the Ministerial Decree 4059 of 2004. The motivation for the choice of the theme, is justified by the interest aroused during the experience lived by the researcher on stage-teaching of the master program. The questions raised during the internship period led the guiding question: due to the technological reality that drives the new relations between men and the world, as the grading system @ UFAM was designed, developed and what their potential for mediations teaching in a classroom at degree level? The research methodology was created from the qualitative approach. In the methodological procedures, we opted for the case study and the ergonomic inspection a check list. The work is organized into three chapters. Chapter 1 - The territory: cefort, maps the information that comprise the territory of the research object. Chapter 2 - The dispossession: the computer polo and the potential of a virtual system in supporting the teaching mediation if talks on the dispossessed pedagogical mediations of the face classroom. Chapter 3 - The repossession: from the perspective of ergonomic inspection of usability, is the evaluation applied by the researcher using the Ergolist to verify that the system graduation@UFAM presents usability criteria in accordance with the software ergonomics. In addition to the information that it intends to raise, the work also seeks to provide, to professionals interested in the theme proposed, reflective subsidies about the didactic mediations conducted with virtual technology system support in the classroom mode of undergraduate education.
Keywords: Graduação@UFAM
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Mediações Didáticas
Usabilidade
Graduation@UFAM
New Information and Communication Technologies
Teaching mediations
Usability
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: HEIMBECKER, Aliuandra Barroso Cardoso. Mediações didáticas no Polo Informático: um estudo sobre as potencialidades pedagógicas e a usabilidade do sistema virtual graduação@UFAM. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4135
Issue Date: 17-Apr-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Aliuandra Barroso Cardoso Heimbecker.pdfDissertação - Aliuandra Barroso Cardoso Heimbecker.pdf19.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.