???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Fábio Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750985697939221por
dc.contributor.advisor1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335por
dc.contributor.referee1Martins, Ana Cristina Fernandes-
dc.contributor.referee2Borges, Lívia Freitas Fonseca-
dc.date.issued2013-01-04-
dc.identifier.citationGOMES, Fábio Alves. Diferenças culturais: um estudo dos significados atribuídos por docentes de uma escola urbana. 2013. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4248-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção dos significados atribuídos por docentes de uma escola urbana acerca das diferenças culturais. Verificaram-se também os sentidos atribuídos pelos docentes às diferenças culturais, identificando de que maneira os significados atribuído interferem ou não, na organização do trabalho pedagógico e, analisando os reflexos das relações interculturais na escola pesquisada, considerando a dimensão cultural como aspecto fundamental do desenvolvimento humano. Propõe uma reflexão contextualizada desse fenômeno, buscando, através de uma análise crítica, aproximações teórico-metodológicas comprometidas com a emancipação e inserção das minorias, apontando aspectos históricos e ideológicos que envolvem o tema diferenças culturais. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa de inspiração etnográfica e bibliográfica de abordagem qualitativa. Contudo, não se esgotou a discussão nesta pesquisa, pelo contrário, os dados revelados pela empiria, convencem-nos da relevância de pesquisas dentro da temática da diversidade em escolas para orientar políticas públicas efetivamente inclusivas. Portanto, o presente estudo alçou seus objetivos ao considerar a construção dos significados dos docentes sobre o tema, como um ponto de partida importante para compreensão da dinâmica dos processos interculturais na escola. Conclui-se que o desafio a ser alcançado pelas minorias é a vivência, no cotidiano das escolas, de um currículo que favoreça o fortalecimento das identidades e o respeito às diferenças.por
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the construction of meanings for an urban school teachers about the cultural differences. There is also the meanings attributed by teachers to cultural differences, identifying how the meanings attributed to cultural differences or not interfere in the organization of educational work and analyzing the reflections of intercultural relations at school studied considering the cultural dimension as a fundamental aspect human development. It proposes a reflection of this phenomenon contextualized searching through a critical analysis, theoretical-methodological approaches committed to the empowerment and inclusion of minorities, pointing ideological and historical aspects surrounding the topic of cultural differences. Methodologically, we chose to search for inspiration ethnographic literature and qualitative approach. However, not exhausted the discussion on this research, however, revealed by empirical data convince us of the importance of research into the topic of diversity in schools to guide public policies effectively inclusive. Therefore, this study lifted their goals by considering the construction of meanings of teachers on the topic as an important starting point for understanding the dynamics of intercultural processes in school. We conclude that the challenge to be achieved by minorities is the experience in the daily life of schools, a curriculum that encourages the strengthening of respect for differences and identities.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/12348/F%c3%81BIO%20ALVES%20GOMES.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/13457/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20F%c3%a1bio%20Alves%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstrução de significadospor
dc.subjectDiferenças Culturaispor
dc.subjectEducação Escolar e Culturapor
dc.subjectConstruction of meaningeng
dc.subjectCultural Differenceseng
dc.subjectSchooling and Cultureeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleDiferenças culturais: um estudo dos significados atribuídos por docentes de uma escola urbana.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Fábio Alves Gomes.pdf920,57 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.