???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Luiz Carlos Conrado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8884999686257016por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.contributor.referee1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.referee2Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee3Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.date.issued2015-02-04-
dc.identifier.citationMENDES, Luiz Carlos Conrado. Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo principal apresentar a alunos e professores de matemática do ensino básico algumas resoluções de problemas no campo da aritmética que pode beneficiar o processo ensino-aprendizagem. Serão abordados inicialmente a divisibilidade, com suas propriedades e seus critérios, após apresentação da divisão euclidiana e suas aplicações no ensino básico. Além disso, será apresentado um breve embasamento teórico, pautado no conceito e nas propriedades operacionais da congruência modular com suas classes residuais, seguido de suas aplicações. No final, será feito um breve histórico dos números nos calendários.por
dc.description.abstractThis paper aims to introduce students and teachers of basic mathematical education some resolutions of problems in the field of arithmetic which can benefit the teachinglearning process. Initially, it will be addressed the divisibility with their properties and criteria. This is done after a presentation of Euclidean division and its applications in basic education. Moreover, it will be presented a brief theoretical background based on the concept and the operational properties of modular congruence with their residue classes, followed by their applications. Finally, it will be presented a brief history of the numbers in the calendars.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11272/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Luiz%20Carlos%20Conrado%20Mendes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Aplicaçõespor
dc.subjectCongruência Modularpor
dc.subjectEnsino aprendizagem - Matemáticapor
dc.subjectTeaching Basic Arithmeticeng
dc.subjectCongruence Modulareng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectEuclidean Divisioneng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleOs números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Luiz Carlos Conrado Mendes.pdfDissertação - Luiz Carlos Conrado Mendes.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.