???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4601
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Enumerabilidade e Não Enumerabilidade de conjuntos: uma abordagem para o Ensino Básico
???metadata.dc.creator???: Moraes Júnior, Rogério Jacinto de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Nilomar Vieira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Nilomar Vieira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Prata, Roberto Antônio Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Amorim Neto, Alcides de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho abordaremos alguns assuntos tratados brevemente durante o curso de graduação tais como enumerabilidade e não enumerabilidade de conjuntos, cardinalidade e outros assuntos correlatos. Apresentaremos um pequeno aparato histórico que deram origem a esses problemas, assim como as pessoas que lançaram conhecimento sobre tais temas. O objetivo é apresentar sucintamente aos professores do ensino básico suporte para as aulas, dando a oportunidade do professor ter mais segurança quando trabalhar com conjuntos numéricos. Também servirá como elemento motivacional tanto para professores como para os alunos interessados, pois trata de assuntos curiosos e atiçadores para quem gosta de estudar matemática, como comparar a cardinalidade de conjuntos infinitos, a infinidade de números transcendentes e sua dificuldade de determiná-los e outros assuntos que são de grande riqueza de pesquisa na matemática moderna. Dessa forma pensamos estar contribuindo para o aperfeiçoamento de professores e alunos do ensino básico.
Abstract: In this dissertation we discuss briefly some issues quickly treated during the undergraduate course such as countable and uncountable sets, cardinality and other related subjects. We will present a brief historical review of the facts that gave rise to these problems, as well as people who have developed knowledge on these issues. The purpose of this report is succinctly present a direction to the Basic Education teachers for their classes, giving the opportunity to teachers to have more confidence when working with numerical sets and functions on these sets. It will also be used as a motivational element to the theoretical approach, or this associated with the problems that gave rise to such issues, both for teachers, and for students and scholars interested, because these are curious and intriguing subjects for those which enjoy studying mathematics of such subjects that are, of some kind, advanced or abstract. Among others, we can assign the comparison of cardinality of infinite sets, demonstrating that sets of racional numbers and the algebraic numbers are countable, and the real numbers and the transcendental numbers are uncountable, and besides, we show the cardinality of other interesting sets that are of great value to research in modern mathematics. Thus we think we are contributing to the improvement of teachers and students of Basic Education.
Keywords: Ensino aprendizagem - Matemática
Enumerabilidade e Não enumerabilidade
Cardinalidade
Hipótese do Contínuo
Teaching-learning
Countable and Non-countable
Cardinality
The Continuum Hypothesis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: MORAES JÚNIOR, Rogério Jacinto de. Enumerabilidade e Não Enumerabilidade de conjuntos: uma abordagem para o Ensino Básico. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4601
Issue Date: 15-May-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogério Jacinto de Moraes Junior.pdfDissertação1.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.