???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVitor, Cláudio Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737407468919075por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.contributor.referee1Giraldo, Victor Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399por
dc.contributor.referee2Salvatierra Junior, Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254679644374259por
dc.date.issued2013-08-22-
dc.identifier.citationVITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790-
dc.description.resumoFaço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet.por
dc.description.abstractI here a little- crafted approach in most of basic education books, loci with a traditional construction perspective ( ruler and compass ) and dynamic geometry ( mathematical software). In the first chapter we will study the elementary loci with appropriate construction proposals with ruler and compass . The second and third chapters are faced with a historical approach bevel of the study and its buildings , in order to show that this approach should not only be done in high school closure. For the fourth chapter booked for a deepening of conic equation after rotation and fi nalizando this work , some activities in Geogebra with the possibility of viewing the Internet.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11322/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Cl%c3%a1udio%20Barros%20Vitor.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de cônicaspor
dc.subjectGeometria dinâmicapor
dc.subjectEnsino aprendizagem - Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleCônicas: lugares geométricos e construções dinâmicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Cláudio Barros Vitor.pdfDissertação - Cláudio Barros Vitor2.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.