???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4792
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de logaritmos no campo dos números complexos
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Carlos Ronaldo Cardoso de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cabral, Valtemir Martins
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho procuramos fazer uma abordagem simples da aplicação dos logaritmos no campo dos números complexos e torná-los mais conhecidos, pois embora tenham um grande papel na resolução de muitos problemas, estão de certa forma esquecidos tanto no ensino básico quanto no ensino de graduação. O estudo foi realizado com o propósito de pesquisar uma das inúmeras contribuições que o notável Leonard Euler deixou para a matemática. No intuito de resgatar tais aplicações, desenvolvendo assim habilidades no campo dos Números Complexos, faremos uma viagem mostrando a construção dos Números Complexos (capítulo 2), passando pela definição tradicional de Logaritmos de Números Reais Positivos (capítulo 3) e focando principalmente o capítulo 4 que trata de Logaritmos de Números Reais Negativos. Por fim apresentaremos um capítulo especial mostrando a História do Problema (capítulo 5) e algumas Abordagens no Ensino Médio (capítulo 6). Acreditamos que tanto o enfoque da realização desse trabalho, com a utilização dos Logaritmos, por exemplo, como as operações e aplicações que utilizamos, pode servir para a melhoria do ensino-aprendizagem do uso dos Logaritmos e possivelmente servir de elemento motivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos em Logaritmos de Números Reais Negativos nos seus diversos desdobramentos.
Abstract: In this work we make a simple approach to the implementation of logarithms in the field of complex numbers and make them more known, because although they have a big role in solving many problems, are somehow forgotten both in basic education and in undergraduate education. The study was carried out in order to investigate one of the many contributions that the remarkable Leonard Euler left to mathematics. In order to redeem such applications, thus developing skills of Complex Numbers field, we will travel showing the construction of Complex Numbers (Chapter 2), through the traditional definition of logarithms dollars Positive Numbers (Chapter 3) and mainly focusing on (Chapter 4) which deals with logarithms of Real Numbers negatives. Finally we will present a special chapter showing the Problem of History (chapter 5) and some approaches in high school (Chapter 6). We believe that both the approach of carrying out the work, with the use of logarithms, for example, the operations and applications we use, can serve to improve the teaching and learning of the use of logarithms and possibly serve as a motivator for students and teachers that seek to enhance their knowledge of logarithms of Real Numbers negatives in its various developments.
Keywords: Números Complexos
Logaritmos Positivos
Logaritmos Negativos
Teaching-Learning
Complex Numbers
Positive Logarithms
Negative Logarithms
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: CARVALHO, Carlos Ronaldo Cardoso de. O uso de logaritmos no campo dos números complexos. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4792
Issue Date: 12-Jan-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Carlos Ronaldo Cardoso de Carvalho.pdfDissertação - Carlos Ronaldo Cardoso de Carvalho509.62 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.