???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5037
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica
???metadata.dc.creator???: Sabóia, Raimunda Monteiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.description.resumo???: Esse estudo se insere no campo do Ensino Superior. Tem por objetivo geral analisar as repercussões do REUNI na UFAM, na perspectiva da Gestão Pedagógica frente a implementação do PPI1, PDI2 e as diretrizes estabelecidas na CPA3. Os objetivos específicos assim foram definidos: 1)Caracterizar a origem e concepção histórica do REUNI no contexto da política de reestruturação e expansão da educação superior; 2) Investigar o processseo de implementação e o Planejamento Estratégico do REUNI na UFAM, tendo como foco a sua Gestão Pedagógica; 3) Levantar as repercussões ou resultados da implementação do REUNI na UFAM e as suas consequências para a melhoria da qualidade de Ensino de Graduação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio da pesquisa empírica. Como público-alvo da pesquisa, priorizei os professores, técnico-administrativos e alunos. A mostra da pesquisa foi do tipo censitária onde foi aplicado questionários para 06 (seis) professores 19 (dezenove) alunos, 06 (seis) técnico-administrativos em educação, participantes do Curso de Ciências Biológicas Noturno que aceitaram participar da pesquisa/estudo e atuaram decisivamente no processo de revisão de seus currículos. Os resultados se constituem em dados significativos sobre o REUNI e seus impactos. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como: Siqueira; Neves (2006). Lima (2006).Amaral (2003). Bresser Pereira (1998). Trindade. et al (1999). Santos (2013). Lombardi (2009). Minto (2006). Lima (2014). Libâneo, Oliveira, Toshi (2012). Pimenta e Anastasiou (2014). Fazenda (1996). Bardin (2004) et. A pesquisa buscou contextualizar o REUNI, seus objetivos e finalidades, frente aos fatos históricos que marcaram a política do ensino superior por meio de medidas que caracterizam a reforma da educação superior no governo de Luiz Inacio Lula da Silva (2003 – 2010) e que contribuíram de forma significativa para gerar mudanças estruturantes da expansão e ampliação da oferta do ensino superior público no Brasil. A gestão pedagógica assumiu centralidade na investigação, analisamos dados sobre as trajetórias de atuação e formação docente, progresso e permanência do aluno, gestão pedagógica, cultura organizacional, atualização e/ou capacitação, prática docente e gestão da aula tendo como foco o Curso de Ciências Biológicas Noturno do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas.
Abstract: This study forms part of the Higher Education field. Aims General MEETING analyze the impact on UFAM in view of the Pedagogical Management forward the implementation of the PPI, PDI and the guidelines set out in the CPA. The specific objectives were well defined: 1) characterize the origin and historical conception of REUNI in the context of the policy of restructuring and expansion of higher education; 2) Investigate the implementation of processseo and Strategic Planning MEETING in UFAM, focusing its Educational Management; 3) Raise the effects or results of the implementation of REUNI in UFAM and its consequences for the improvement of undergraduate teaching quality. This is a research with qualitative approach through empirical research. Target audience research, prioritized teachers, technical administrators and students. The exhibition of the research was of census type which was applied questionnaires to 06 (six) teachers nineteen (19) students, 06 (six) technical-administrative education, participants Night Life Sciences courses who agreed to participate in the research / study part of proposal and acted decisively in the process of reviewing their resumes. The results constitute significant data on REUNI and its impacts. The theoretical contributions are anchored mainly on authors such as: Siqueira; Neves (2006). Lima (2006) .Amaral (2003). Bresser Pereira (1998). Trinity. et al (1999). Santos (2013). Lombardi (2009). Minto (2006). Lima (2014). Libâneo, Oliveira, Toschi (2012). Pepper and Anastasiou (2014). Farm (1996). Bardin (2004) et. The research sought to contextualize the Meeting, its objectives and purposes, compared to historical facts that marked the higher education policy through measures that characterize the reform of higher education in the government of Luiz Inacio Lula da Silva (2003 - 2010) and contributed significantly to generating structural changes of the expansion and increasing the supply of public higher education in Brazil. The educational management assumed centrality in research which analyzed data on the performance of trajectories and teacher training, progress and permanence of students, educational management, organizational culture, update and / or training, teaching practice and management class focusing on the Science Course Night Life of the Institute of Biological Sciences, Federal University of Amazonas
Keywords: Educação Superior
REUNI
Gestão pedagógica
Higher Education
Educational management
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SABÓIA, Raimunda Monteiro. O REUNI na UFAM: repercussões na gestão pedagógica. 2015. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5037
Issue Date: 12-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Raimunda Monteiro Sabóia.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.