???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5101
Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do PIBID/FÍSICA na formação profissional dos estudantes de Licenciatura em Física da UFAM
Autor: Oliveira, Antonio Rizonaldo Lima de 
Primeiro orientador: Gusmão, Marta Silva dos Santos
Resumo: O objetivo da pesquisa _e investigar a contribuição do PIBID/ Física na formação-prossional dos estudantes do curso de Licenciatura em Física da UFAM que atuam (ou atuaram) no PIBID, a partir das experiências construídas dentro da profissão em escolas públicas do Ensino Médio de Manaus. Os procedimentos metodológicos estão centrados em uma pesquisa quali-quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: questionário socioeconômico, entrevistas semi-estruturadas, conversas informais, observação direta e análise documental dos projetos institucionais do PIBID/UFAM submetidos aos Editais PIBID/CAPES 2007, 2010 e 2013. Os sujeitos selecionados são todos os licenciados/licenciados que participaram ou participam do subprojeto PIBID/Física, no período de 2008 _a 2015, que correspondem a um total de sessenta. Os resultados obtidos mostram que o PIBID/Física fortalece a formação de seus diferentes sujeitos por meio de experiências e práticas pedagógicas proporcionada pelo contato com a escola, pela interação entre teoria e prática e pela tutoria de supervisores e coordenador, contribui no aumento do rendimento escolar de seus bolsistas, além de ser um dos responsáveis pela a diminuição da evasão no curso de Licenciatura em Física.
Abstract: The objective of the research is to investigate the contribution of PIBID/F sica in vocational training for Bachelor's Degree students in UFAM of physics who work (or worked) in PIBID, from the experiences built within the profession in public schools of high school in Manaus . The methodological procedures are centered on a qualitative and quantitative research, with the data collection instruments: socioeconomic questionnaire, semi-structured interviews, informal conversations, participant observation and document analysis of institutional projects PIBID / UFAM submitted to Notices PIBID / CAPES 2007 2010 and 2013. The selected subjects are all undergraduates / graduates who participated or participate in the subproject PIBID / F sica from 2008 to 2015, corresponding to a total of sixty subjects. The results show that the PIBID / F sica strengthens the formation of their di erent subjects through pedagogical experiences and practices provided by contact with the school, the interaction between theory and practice and the mentoring supervisors and coordinator, contribrui in increasing school performance their fellows, besides being one of those responsible for the reduction of evasion in the Degree in Physics.
Palavras-chave: Projetos institucionais
Formação profissional
Licenciatura em Física
PIBID
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: OLIVEIRA, Antonio Rizonaldo lima de. Contribuição do PIBID/FÍSICAa na formação profissional dos estudantes de Licenciatura em Física da UFAM. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5101
Data de defesa: 23-Jan-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Antonio Rizonaldo Lima.pdfReprodução Total Autorizada1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.